Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Divisão de Serviço Social e Acessibilidade do TJAM investe em “multa moral” para sensibilizar motoristas a não estacionarem nas vagas preferenciais dos fóruns
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da Justiça

Divisão de Serviço Social e Acessibilidade do TJAM investe em “multa moral” para sensibilizar motoristas a não estacionarem nas vagas preferenciais dos fóruns

17/03/2022
Social
Compartilhar

A multa moral tem apenas o caráter educativo sobre as vagas preferenciais; não há nenhuma cobrança financeira.


 

A Divisão de Serviço Social e Acessibilidade do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) está reforçando a orientação sobre a importância do respeito às vagas destinadas a idosos e a pessoas com deficiência, demarcadas nas áreas de estacionamento dos Fóruns de Justiça em Manaus. Nos casos em que são identificados veículos sem a devida credencial ocupando esses espaços, tem sido feita a aplicação da multa moral aos motoristas que não têm direito às vagas.

A equipe da Divisão vem intensificando nas últimas semanas a verificação da utilização irregular de vagas preferenciais – destinadas a idosos, gestantes e PCDs/Transtorno do Espectro Autista (TEA) – nos estacionamentos dos fóruns e aplicando a multa moral aos donos dos veículos. Esse controle está ocorrendo duas vezes por semana, alternando os fóruns. No período de 7 a 11 de março, a equipe esteve no estacionamento do edifício Desembargador Arnoldo Péres (sede do TJAM) e aplicou oito multas morais.

Os carros sem a credencial especial receberam um cartaz, colocado no vidro com a indicação do tipo de irregularidade cometida. Não é realizada nenhuma cobrança financeira, a multa moral tem somente o caráter educativo, algo simbólico, mas que busca promover a conscientização. Quando a vaga especial é utilizada de forma irregular, mesmo que seja por pouco tempo, isso traz vários transtornos à pessoa que realmente precisa dela, o idoso, a pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

A ação também permite que a equipe da Divisão de Serviço Social e Acessibilidade verifique a necessidade de credenciais pelos servidores (as) e magistrados (as) do Judiciário.

A multa moral também contém os contatos com a equipe, caso a pessoa necessite retirar ou renovar a credencial de estacionamento especial. Os interessados podem também se dirigir à Divisão de Serviço Social, que funciona no 5.° andar do Fórum Ministro Henoch Reis, setor 1, com os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e o requerimento do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) para utilização de vaga especial/preferencial devidamente preenchido.

Para a segunda via é necessário levar também a credencial antiga, que será devolvida pelo Serviço Social ao IMMU. A nova via de estacionamento leva de três a cinco dias para ficar pronta. Outras informações podem ser obtidas pelo número (92) 3303-5042 ou e-mail: [email protected].

Direito

Estacionamento especial é um direito assegurado por Lei Federal com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina que 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a idosos e 2% a pessoas com deficiência.

O TJAM possui vagas preferenciais distribuídas em todos os Fóruns de Justiça na capital e também em unidades administrativas que funcionam de forma descentralizadas, sendo dez vagas sinalizadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), 24 vagas destinadas a PCD’s, 32 destinadas a estacionamento de carros para idosos e seis para gestantes.

As vagas destinadas às pessoas com TEA começaram a ser aplicadas nos fóruns da capital no último mês de fevereiro, em atendimento à Lei Federal n.° 12.764, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

#PraCegover: Na foto aparece um dos carros sem a credencial especial que receberam um cartaz, colocado no vidro, com a indicação do tipo de irregularidade cometida.

 

 

Sandra Bezerra

Foto: Acervo da Divisão de Serviço Social

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Backgrounds Arvore Encantada scaled
Canal da JustiçaManchete

Coordenadoria da Infância e da Juventude inicia as atividades do “Projeto Árvore Encantada 2022”

07/11/2022
AnC3BAncio Fonajuv Fonajuv
Canal da JustiçaManchete

TJAM sediará a partir de quarta-feira (9) eventos nacionais da área da Infância e da Juventude

07/11/2022
Julgamento Adiel
Canal da JustiçaManchete

Poder Judiciário tem 48 processos pautados para o “Mês Nacional do Júri” na capital amazonense

04/11/2022
conciliacao2
Canal da JustiçaManchete

Comarcas do interior em contagem regressiva para a Semana Nacional da Conciliação  

04/11/2022
GMF Portarias
Canal da JustiçaManchete

TJAM e Grupo de Monitoramento divulgam portarias sobre grupos de trabalho interinstitucionais

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM realizará eleições para cargos diretivos da instituição na próxima terça, dia 8 de novembro

04/11/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus