Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Coij lança a Campanha Restitua Amor, que estimula contribuintes a destinar parte do Imposto de Renda devido aos Fundos Estadual e Municipal para Infância e Adolescência
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da Justiça

Coij lança a Campanha Restitua Amor, que estimula contribuintes a destinar parte do Imposto de Renda devido aos Fundos Estadual e Municipal para Infância e Adolescência

11/04/2022
Compartilhar

Ação tem a parceria da Receita Federal no Amazonas e foi lançada na manhã na última sexta-feira.


 

A desembargadora Joana Meirelles, coordenadora da Infância e da Juventude do Tribunal de justiça do Amazonas, defendeu na sexta-feira (08/04) a destinação privilegiada de recursos públicos para as áreas de proteção da infância e da juventude, lembrando que essa foi inclusive uma preocupação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece mecanismos para que os contribuintes possam cooperar diretamente com o financiamento dos fundos constitucionais do setor. A fala da desembargadora ocorreu durante o lançamento da “Campanha Restitua Amor”, que tem a parceria da Receita Federal no Amazonas e que busca sensibilizar as pessoas que vão declarar o Imposto de Renda a destinarem parte do valor devido para os fundos Estadual e Municipal para a Infância e Adolescência.

Essas doações podem ser feitas pelo contribuinte na modalidade da Declaração Completa, não sendo possível doar a partir do formulário simplificado. Pessoa física PODE doar até 6% do imposto devido e pessoa jurídica PODE doar até 1% do valor. A desembargadora salientou que os recursos destinados pelos contribuintes a esses fundos são aplicados em projetos sociais voltados à promoção e à defesa dos direitos da população infantojuvenil, sendo gerenciados pelos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente (nacional, distrital, estaduais e municipais), de acordo com o disposto na Lei n.° 8.069/90 (ECA).

O lançamento da campanha ocorreu na modalidade virtual, com a participação do delegado da Receita Federal no Amazonas, Eduardo Badaró Fernandes; do coordenador estadual do Programa Nacional do Imposto de Renda, Jansen de Lima Brito; da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Alcione Lelo Reis; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria das Graças Soares Prola; da promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de justiça da Infância e Juventude, Romina Carmem Brito Carvalho; do promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público do Acre, Francisco José Maia Guedes; a defensora pública titular da 5.ª defensoria pública de Primeira Instância da Infância e da Juventude e coordenadora do Núcleo de Defesa da Infância e Juventude, Juliana Linhares Aguiar Lopes; da diretora do Lar Batista Janell Doyle, Magali Azevedo Arruda Araújo; da assistente social do Movimento Comunitário Vida e Esperança, Antônia Jane do Nascimento; dentre outras autoridades.

“O ano de 2022 iniciou com resquícios de dois anos muito difíceis e hoje encaramos o desafio de lidar com a nova realidade e reduzir os impactos que estão nas ruas, semáforos, no noticiário e nas famílias. O impacto econômico, com perda de renda, o desemprego que afeta especialmente crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade, nos levam a refletir e a questionar; o que Podemos fazer? É nesse contexto que a defesa dos fundos constitucionais se mostra imperiosa”, afirmou a desembargadora Joana, acrescentando que a campanha lançada na sexta em parceria com a Receita Federal é um trabalho desenvolvido em prol da causa infantojuvenil no Estado do Amazonas, e uma prova de que se PODE fazer algo em proveito das crianças, adolescentes e jovens.

Parceria

Para o delegado da Receita Federal no Amazonas, Eduardo Badaró Fernandes, a parceria com o Tribunal de justiça do Amazonas é um importante instrumento de ação social relacionada à Declaração do Imposto de Renda, a qual precisa ser divulgada e incentivada. “Ressalto que a pessoa que está destinando essa parte do imposto ao Fundo da Infância não não está pagando imposto a mais. É uma ação social importantíssima, do qual todos nós temos que participar. É uma campanha que visa a levar incentivo e conhecimento. Eu agradeço em nome da Receita Federal pela parceria”, disse Badaró.

Mesa-redonda

O lançamento da campanha funcionou como uma espécie de mesa-redonda durante a qual os convidados puderam esclarecer sobre o mecanismo que permite ao contribuinte destinar recursos para as políticas públicas de defesa da infância. O coordenador estadual do Programa Nacional do Imposto de Renda, Jansen de Lima Brito, por exemplo, falou sobre o Fundo da Infância e Juventude (FIA), da doação à destinação dos recursos (natureza jurídica, quem PODE doar, como doar, quem faz a gestão e o que fazer com o recurso do FIA), além de apresentar dados atuais sobre as arrecadações e repasses dos fundos municipal e estadual no Amazonas.

Depois dele, foi a vez da presidente do CEDCA, Alcione Lelo Reis, tratar sobre o papel dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente na gestão de recursos vinculados ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Em seguida, a presidente do CMDCA, Maria das Graças Soares Prola, participou da mesa redonda abordando os procedimentos a serem adotados para receber o recurso do FIA e garantir a sua correta aplicação. Após, o promotor de justiça e coordenador do CAOP/MPAC, Francisco José Maia Guedes, discorreu sobre o tema “Experiências exitosas do MPAC em relação à destinação do IRRF para o Fundo da Infância Adolescência”.

A diretora do Lar Batista Janell Doyle, Magali Azevedo Arruda Araújo, falou sobre o Fundo da Infância e Adolescência como política pública complementar na concretização dos direitos infantojuvenis, e finalizando as exposições, a assistente social do Movimento Comunitário Vida e Esperança, Antônia Jane do Nascimento, abordou a aplicação do FIA por organizações da sociedade civil que trabalham com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Prazo ampliado

A Receita Federal prorrogou para 31 de maio de 2022 o prazo final para a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, que tem como base os rendimentos obtidos no ano de 2021.

 

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra a mão de uma pessoa segurando um telefone celular que mostra a transmissão da solenidade virtual realizada na sexta-feira para o lançamento da “Campanha Restitua Amor”. Ao fundo, em destaque, o banner de divulgação da campanha. 

 

 

Paulo André Nunes

Foto: Raphael Alves / 08/04/2022

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:                   [email protected]

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas, Projetos sociais
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Canal da JustiçaManchete

Coordenadoria da Infância e da Juventude inicia as atividades do “Projeto Árvore Encantada 2022”

07/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM sediará a partir de quarta-feira (9) eventos nacionais da área da Infância e da Juventude

07/11/2022
Canal da JustiçaManchete

Poder Judiciário tem 48 processos pautados para o “Mês Nacional do Júri” na capital amazonense

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

Comarcas do interior em contagem regressiva para a Semana Nacional da Conciliação  

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM e Grupo de Monitoramento divulgam portarias sobre grupos de trabalho interinstitucionais

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM realizará eleições para cargos diretivos da instituição na próxima terça, dia 8 de novembro

04/11/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus