Ação é destinada a famílias em processo de transformação (separação/divórcio/mudança de guarda dos filhos).
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos das Varas de Família (Cejusc-Famílias) realizará nesta terça-feira (30/8), no Fórum Cível Euza Maria Naice de Vasconcellos, mais uma reunião presencial do projeto “Grupo de Parentalidade”, atividade recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e destinada a famílias em processo de transformação (separação/divórcio/mudança de guarda dos filhos).
Além do espaço para a participação de adultos, no auditório que fica no térreo do Fórum, outras duas salas serão disponibilizadas, no 1.º andar, onde funciona o Cejusc-Família: uma para crianças e outra para adolescentes. Esses dois espaços são decoradas de forma lúdica para incrementar a comunicação e aumentar o entendimento dos pequenos para a nova fase que se inicia na vida deles.
Em julho, mês em que o projeto retomou suas atividades presenciais – durante a pandemia passaram a ser realizadas de forma online -, foram atendidas 51 pessoas ligadas às famílias assistidas pela equipe psicossocial (psicologia e serviço social) do Cejusc-Família.
Durante as oficinas do Grupo de Parentalidade, os palestrantes buscam apresentar caminhos para as pessoas que passam por situação de mudança familiar, orientando-as sobre como lidar com a situação de forma saudável e amadurecida, isso porque a separação/divórcio, por exemplo, traz questões complexas para todos os membros da família, necessitando de uma reorganização estrutural, emocional e socioemocional. Assim sendo, temas como a qualidade da relação os pais e os filhos após o divórcio, que é favorecida quando os genitores se mostram presentes e os cuidados com os filhos continuam a ser compartilhados entre eles, são abordados nas oficinas voltadas para os adultos. Da mesma forma, nas oficinas destinadas às crianças ou aos adolescentes, são trabalhados os sentimentos desses perante a nova configuração familiar.
“Esperamos uma participação ativa de todos os convidados e do público em geral. Nosso objetivo é promover um espaço socioeducativo e de troca de informações com vistas à transformação positiva dos conflitos familiares”, disse Carole Baraúna, assistente social do Cejusc.
#PraTodosVerem – a imagem que ilustra a matéria é a de um card de divulgação do evento. Com o fundo azul claro, ele traz, centralizado na parte superior, a informação “Grupo de Parentalidade Presencial”, escrita entre a logomarca do Cejusc e o brasão do TJAM. Logo abaixo, à esquerda, um ícone de calendário e a data 30/08 e outro de relógio, com o horário 9h às 12h. O card também é ilustrado com o desenho de um casal com em que tanto o homem quanto a mulher carregam crianças em seus ombros. Elas estão seguras pelas mãos e o casal parece conversar alegremente. Do lado direito há também o desenho de uma mãe que segura o filho no colo; ela beija o rosto da criança. Do lado esquerdo, a figura é de um pai brinca com o filho, suspendendo-o pelos braços.
Sandra Bezerra
Arte: Cejusc-Famílias
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]