Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Tribunal de Justiça do Amazonas realiza entrega da Medalha do Mérito Judiciário Ano 2019
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da Justiça

Tribunal de Justiça do Amazonas realiza entrega da Medalha do Mérito Judiciário Ano 2019

16/09/2021
Compartilhar

Evento da mais elevada distinção honorífica do TJAM homenageou 36 personalidades, entre magistrados e magistradas, servidores e servidoras e autoridades.


 

Mérito

Mérito3Emoções e sentimentos de reconhecimento e gratidão marcaram a Sessão Solene de Outorga da Medalha do Mérito Judiciário – Ano 2019, realizada na manhã de quinta-feira (16/09) pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no Auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, do Edifício Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, anexo à sede do TJAM, no Aleixo, zona Centro-Sul.
Instituída pela Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário é a mais elevada distinção honorífica do Tribunal de Justiça do Amazonas e, tradicionalmente, as insígnias são concedidas nos graus “Grande Mérito”, “Mérito Especial” e “Mérito”, conforme critérios estabelecidos no regulamento da Ordem.

Dentre os homenageados nessa cerimônia, sete receberam a Medalha no grau Grande Mérito, treze a de grau Mérito Especial e 16 no grau Mérito.

A honraria tem a finalidade de laurear chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União e dos Estados; ministros (as); desembargadores (as); juízes (as); procuradores (as) de Justiça; juristas eminentes; além de servidores (as) e serventuários (as) de Justiça, que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais ou se diferenciaram pela notoriedade do saber jurídico; relevantes serviços prestados à Justiça Estadual e produtividade. 

A sessão foi presidida pelo desembargador Yedo Simões de Oliveira, presidente do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário à época da escolha dos agraciados com a comenda outorgada nesta quinta-feira. A entrega da Medalha a esses homenageados estava prevista para ocorrer em março de 2020, mas foi adiada devido às restrições da pandemia de covid-19.
Foram homenageadas 36 pessoas, conforme deliberado pelo Conselho da Ordem do Mérito na gestão do desembargador Yedo Simões de Oliveira, então composto pelo presidente do tribunal e pelos desembargadores Wellington Araújo, Lafayette Vieira Júnior, Joana Meirelles e Jomar Fernandes.

“Essa escolha foi do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário em 2019, mas veio a pandemia logo depois e as medalhas não foram entregues. Todas essas pessoas escolhidas vão deixar um legado para o futuro. É uma homenagem que vai ficar nos anais do Conselho da Ordem porque são exemplo para as nossas gerações, tanto presente quanto futura. Temos o dever de homenagear essas pessoas e incentivar para que outros sigam e trilhem, também, o mesmo exemplo delas”, explicou o desembargador Yedo Simões.
O desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, que à época da homenagem era juiz da 16.ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho do TJAM, e que nesta quinta-feira recebeu a Medalha do Mérito Especial, disse que “a honraria representa muito pois é o reconhecimento do Tribunal de Justiça ao nosso trabalho levado efeito há quase 30 anos; é com muita honra que eu recebo essa comenda”.
O vice-governador do Amazonas, Carlos Alberto Souza de Almeida Filho, foi um dos sete agraciados com a Medalha de Grande Mérito. Ele recebeu a homenagem das mãos do desembargador Yedo Simões e disse que o reconhecimento pelo TJAM representa, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade.
“O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas é conhecido pela sua análise prospectiva e de estabilidade do nosso próprio quadro geopolítico. Então, quando o Tribunal, como partícipe desse processo, enquanto integrante dos Três Poderes, resolve agraciar qualquer pessoa da sociedade por seus trabalhos ou então por seus méritos, é sempre algo de significação. Eu me sinto extremamente feliz, mas, ao mesmo tempo, com uma responsabilidade enorme porque o reconhecimento pelo Tribunal também é necessidade de se mostrar resultados”, afirmou o vice-governador.
Coube ao reitor da Universidade do Estado do Amazona, Cleinaldo de Almeida Costa, a mensagem de saudação em nome dos homenageados: ele também recebeu a medalha no grau de Grande Mérito
“Em primeiro lugar, é imenso meu agradecimento, e uma imensa responsabilidade falar em uma sessão solene representando os homenageados e homenageadas dessa manhã. Imensa gratidão ao desembargador Yedo Simões de Oliveira e aos demais desembargadores e desembargadoras membros do egrégio Tribunal de Justiça do Amazonas por esta tão honrosa homenagem. Estamos juntos e juntas em um momento de congraçamento do ponto de vista histórico e político do nosso País nesse segundo ano de pandemia”, citou ele.
Agraciado com a Medalha de Grau Mérito Especial, o juiz titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do TJAM, Luís Cláudio Cabral Chaves, comentou que seu sentimento após receber a honraria era um misto de satisfação e gratidão.
“É uma grande honra receber essa Medalha. Nós trabalhamos não pensando nisso, mas quando acontece o reconhecimento, ainda mais vindo do Tribunal de Justiça do qual eu faço parte, é uma satisfação incrível. E tenho muita gratidão por isso. Hoje é um dia de festa, mas sobretudo para projetar o futuro para continuarmos a prestar um serviço satisfatório à sociedade, fazendo a Justiça chegar a todos”, disse ele.
Reconhecida com a Medalha de Grau Mérito, a diretora da Divisão de Cerimonial do TJAM, Érika Ferreira Ribeiro, destacou a emoção e a importância de ser agraciada com a homenagem.
“É um momento ímpar para nós porque é nesse momento que constatamos que estamos sendo recompensados pelo trabalho árduo, no dia a dia, que fazemos de todo coração pelo Poder Judiciário há muitos anos.  Eu trabalho com o Cerimonial e nesta Corte de Justiça que eu amo estou muito feliz hoje. É um dia de muita emoção e quase que eu não consegui dormir hoje por conta desse evento que eu faço há muitos anos”, expressou a diretora.
O gerente do Arquivo Central do TJAM, Manoel Pedro de Souza Neto, comentou que a honraria é o reconhecimento pelo seu trabalho. “Para mim essa Medalha significa o ápice da minha carreira enquanto servidor do Poder Judiciário e demonstra o reconhecimento da administração superior no trabalho que estamos desenvolvendo ao longo de mais de uma década no Poder Judiciário na área da gestão documental e dos arquivos. Hoje é um dia de muita emoção onde estão pessoas próximas a mim, como meus pais Francisco e Rosilene”, disse o gerente.

 

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO NESTE LINK: https://bit.ly/3lz1fGa

 

Os agraciados com a Medalha do Mérito Judiciário – Ano 2019

Grande Mérito

Carlos Alberto Souza de Almeida Filho, vice‐governador do Amazonas;
Leda Mara Nascimento Albuquerque, procuradora de Justiça do Amazonas;
Ricardo Queiroz de Paiva, defensor público-geral do Amazonas;
Cleinaldo de Almeida Costa, reitor da Universidade do Estado do Amazonas;
Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, general comandante militar da Amazônia;
Antonio Manoel de Barros, general coordenador da Operação Acolhida no Estado de Roraima e na Cidade de Manaus;
Ayrton Ferreira do Norte, coronel comandante‐geral da Polícia Militar do Amazonas.

Mérito Especial

Alexandre Henrique Novaes de Araújo, então juiz auxiliar da Presidência do TJAM;
Luís Cláudio Cabral Chaves, juiz titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do TJAM;
Joelson Sales Silva, então presidente da Câmara Municipal de Manaus;
José Marcelo de Castro Lima Filho, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg);
Cyro Batará Anunciação, vice‐presidente do Grupo Diário de Comunicação;
Jadna dos Santos Barros, tenente-coronel diretora comandante do Colégio Militar da Polícia Militar do Amazonas;
Francisco Moisés de Souza Olímpio, coronel e assistente militar da Presidência do TJAM;
Lídia de Abreu Carvalho Frota, então juíza auxiliar da Vice‐Presidência do TJAM;
Cid da Veiga Soares Júnior, então juiz auxiliar da Vice‐Presidência do TJAM;
Mychelle Martins Auatt Freitas, juíza titular da 2ª Vara da Comarca de Parintins;
Abraham Peixoto Campos Filho, atualmente desembargador e à época juiz da 16ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho do TJAM;
Caroline da Silva Braz, ex-secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc);
Maria da Conceição Sampaio Moura, secretária Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania.

Grau Mérito

Carlos André Santiago Vieira, secretário‐geral de Justiça do TJAM;
Thiago Facundo de Magalhães Franco, então diretor da Divisão de Tecnologia da Informação e da Comunicação do TJAM;
Mauro Saraiva Barros Lima, então diretor da Divisão de Gestão de Pessoas do TJAM;
Rommel Pinheiro Akel, diretor da Divisão de Engenharia do TJAM;
Érika Ferreira Ribeiro, diretora da Divisão de Cerimonial do TJAM;
Fábio Tavares Amorim, assessor jurídico de desembargador do TJAM;
Luciana Mara Ranzi Biazussi, assessora especial da Presidência do TJAM;
Manoel Pedro de Souza Neto, gerente do Arquivo Central do TJAM;
Manoel Américo Guedes da Silva, escrevente juramentado do TJAM;
Marcius Carvalho Filard de Souza, advogado;
Maria Goreth Coêlho de Souza, secretária das Câmaras Reunidas do TJAM;
Eulália Maria Bichara Rodrigues, assessora jurídica de desembargador do TJAM;
Tatiana de Borborema Correia Caregnato, então diretora da Divisão de Expediente da Corregedoria-Geral de Justiça do TJAM;
Pedro Paulo Alencar da Silva, escrivão do Cartório do Judicial e Anexos da 2.ª Vara da Comarca de Humaitá;
Edemberg Grana Ehm Filho, artista plástico;
Elcio Simões de Oliveira, diretor do Comissariado-Geral de Vigilância do Juizado da Infância e Juventude Infracional do TJAM. 

 

 

 

Paulo André Nunes

Fotos: Chico Batata

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Acidentes, Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Humaitá, Manaus, Parintins, Peixoto, Polícia, Polícia Militar
Redação Informe Manaus 16/09/2021 16/09/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Canal da JustiçaManchete

Coordenadoria da Infância e da Juventude inicia as atividades do “Projeto Árvore Encantada 2022”

07/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM sediará a partir de quarta-feira (9) eventos nacionais da área da Infância e da Juventude

07/11/2022
Canal da JustiçaManchete

Poder Judiciário tem 48 processos pautados para o “Mês Nacional do Júri” na capital amazonense

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

Comarcas do interior em contagem regressiva para a Semana Nacional da Conciliação  

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM e Grupo de Monitoramento divulgam portarias sobre grupos de trabalho interinstitucionais

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM realizará eleições para cargos diretivos da instituição na próxima terça, dia 8 de novembro

04/11/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus