Solenidade foi organizada pela Assembleia Legislativa do Estado, onde Josué exerceu mandatos por 14 anos.
O desembargador Délcio Luís Santos representou o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Domingos Jorge Chalub, na solenidade organizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na quarta-feira (24/03), em homenagem ao ex-deputado Josué Cláudio de Souza Neto, que deixou a Casa Legislativa para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), para o qual foi nomeado no último dia 17 de março.
O ex-deputado integrou a Casa Legislativa por 14 anos – tendo sido presidente do Poder – e nessa última legislatura ocupava a vaga de 1.° vice-presidente, sendo substituído na função pelo deputado Carlinhos Bessa.
A sessão de homenagem – organizada de forma híbrida, com parte dos convidados presentes no Plenário e parte acompanhando por meio de videoconferência, em atendimento às medidas de prevenção à covid-19 – foi prestigiada também pelo presidente do TCE/AM, conselheiro Mário Mello; pelos conselheiros do TCE Yara Lins e Júlio Pinheiro; pela representante do Governo do Estado, titular da Secretaria Administração e Gestão do Amazonas (Sead), Inês Simonetti e pelo procurador da Procuradoria-Geral do Amazonas (PGR), Alberto Rodrigues Nascimento.
Em seu discurso, o conselheiro Josué Neto relembrou a boa relação histórica entre todos os Poderes no Amazonas, citando entre elas a boa relação que a Aleam sempre buscou manter com o Tribunal de Justiça do Amazonas, em nome de quem abriu mão do próprio orçamento em 2011 e 2013. “Quero cumprimentar todos os desembargadores, principalmente o desembargador presidente Chalub e, nesse momento em que nosso País passa por tantas crises, de acordo com o ministro Marco Aurélio de Mello, é necessário o entendimento, a compreensão e o diálogo entre as instituições”, afirmou o novo conselheiro do TCE.
Josué também afirmou que é necessário cultivar, dentro de cada instituição, o diálogo que a população precisa. “Todos nós fazemos parte desse conjunto de instituições do Poder Público. Essa Casa provou a sua força e o trabalho pelo povo do Amazonas. Tudo o que nós conquistamos aqui foi por meio da união”, disse Josué Neto, que finalizou o discurso pedindo proteção a Deus para que o Amazonas enfrente, vitorioso, a atual crise sanitária.
Sandra Bezerra
Foto: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]