Desembargador João de Jesus Abdala Simões, decano da Corte, representou o Judiciário Estadual no encontro, organizado pelo Ministério Público Estadual e que teve a participação de membros do Executivo, do Legislativo, de órgãos de controle, entre outras instituições.
O desembargador João de Jesus Abdala Simões participou na terça-feira (31/08) de uma reunião na sede do Governo do Amazonas, na qual estiveram presentes o governador Wilson Lima, membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Ministério Público do Amazonas (MPE/AM), representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas, do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Amazonas. Proposta pelo MPE/AM, a reunião incluiu homenagem à comissão do CNMP, que está em Manaus para conhecer programas e projetos desenvolvidos pelo Ministério Público Estadual, e teve por objetivo o fortalecimento da harmonia institucional em prol dos interesses da sociedade amazonense.
No encontro, Wilson Lima destacou a importância da maturidade e equilíbrio nas relações entre as instituições. “A crise sanitária colocou todo mundo à prova. Sentimos a necessidade de ter instituições maduras e agentes públicos equilibrados para poder tomar essas decisões, entendendo que os poderes são independentes, mas precisam trabalhar de forma harmônica para atingir o resultado final, que é entregar à sociedade o que ela espera de seus agentes públicos”, observou o Governador Wilson Lima.
O Procurador-Geral de Justiça Alberto Nascimento Júnior agradeceu a receptividade do Governo, destacando a relação ministerial com o governo do Estado, pautada, sempre, pela transparência. “A pandemia nos obrigou a todos, na condição de seres humanos e, agora, na condição de gestores de nossa instituição, a buscar, principalmente, sabedoria e união. Todos sabem do que o Amazonas vivenciou e eu não poderia deixar aqui de elogiar o papel do TJAM nesse caminhar. O povo amazonense tem gratidão pelo compromisso que o Judiciário teve à frente de tudo pelo que passamos nessa pandemia”, apontou Alberto Nascimento Júnior.
Na reunião, o presidente das Comissões de Controle Administrativo e Financeiro e de Enfrentamento da Corrupção do CNMP, o conselheiro Silvio Amorim, e o ouvidor do colegiado, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque, foram homenageados pelo MPAM com placas de agradecimento.
Estiveram presentes ao evento o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade, o conselheiro Josué Neto, representante do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM); a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazona (OAB-AM), Grace Benayon, e o defensor público Marco Aurélio, representante da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM).
#PraCegoVer – Na foto que ilustra a matéria, o desembargador João Simões, o procurador-geral do MPE, o governador Wilson Lima e o presidente da Aleam aparecem sentados à mesa de autoridades que conduziu a reunião.
Com informações a Secom e da Ascom do MPE/AM
Fotos: Diego Peres e Roberto Carlos /Secom
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: [email protected]