Com o intuito de combater e conscientizar a sociedade sobre a prática de mendicância de crianças e adolescentes na capital amazonense, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), iniciou nesta segunda-feira (13/12), a segunda edição da campanha “Não troque a infância por moedas”. A iniciativa ocorre nos semáforos, terminais de ônibus e nos shoppings centers.
A primeira edição ocorreu nos dias 13,15 e 17 de setembro deste ano
Para a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, a segunda edição da campanha é uma de forma de conscientizar a população que é crime previsto no inciso IV do art. 247 do Código Penal Brasileiro, permitir que alguém menor de dezoito anos mendigue ou seja usado com essa finalidade para comoção pública.
A ação é coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca) e segue nos dias 15 e 17, com panfletagem em pontos estratégicos como os shoppings Manauara, Amazonas, Ponta Negra, Sumaúma, Via Norte e Grande Circular. Os terminais da Cidade Nova, Jorge Teixeira e São José também estarão em campanha, além dos semáforos nas avenidas, Pedro Teixeira, Constantino Nery, Brasil, Cosme Ferreira, Rodrigo Otávio, entre outros.
De acordo com o titular executivo de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), Emerson Lima, a campanha visa combater a exploração infantojuvenil que acontece diariamente na cidade de Manaus.
“A prática de mendicância é muito grande em Manaus. Por isso, estamos trabalhando diariamente, com o Governo do Estado, para combater esse ato. Vamos estar em vários pontos da capital, para conscientizar a sociedade sobre essa prática que prejudica nossas crianças e adolescentes”, disse a gestora.
Programação
A campanha encerra na sexta-feira (17/12). As atividades serão desenvolvidas nos horários das 11h30 às 14h e das 17h às 20h, nos shoppings; das 16h30 às 18h, nos terminais de ônibus e das 16h30 às 18h nos semáforos.
“Nós estamos na nossa segunda edição, já tivemos a primeira em setembro, na qual a sociedade aceitou e nos parabenizou por esse trabalho de abordagem com os doadores. Então, eu gostaria de solicitar o apoio da população, para que não doem valores para as pessoas que estão explorando as crianças. Nosso objetivo é acabar com a mendicância nos semáforos, bem como criar um fluxo de atendimentos a essas crianças “, destacou Emerson.
Apoio
A campanha “Não troque a infância por moedas” conta com o apoio da rede de proteção à crianças e adolescentes, composto pelo Conselho Tutelar de Manaus, Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e Ministério Público do Amazonas (MPAM). Para denúncias, é só ligar no disque 100 ou no 0800 092 1407
———
Por Agência Amazonas
FOTO: Eduardo Santos/Sejusc