Responsável pela coordenação dos PACs, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) informa que os nomes das pessoas que devem buscar os RGs constam em uma lista disponível no site do órgão (www.sejusc.am.gov.br), ou pelo link http://www.sejusc.am.gov.br/nomes-de-usuarios-que-faltam-buscar-rgs-nos-pacs/. Em 2019, 834 usuários deixaram de buscar os documentos nos PACs. Em 2020, o número foi de 2.977.
Há 40 minutos
Por Agência Amazonas
Entrega de quase 4 mil RGs nos PACs. Foto: Arquivo Sejusc/Reprodução Todas as unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) irão funcionar neste sábado (31/07), das 8h às 14h, em um mutirão de entrega de 3.811 Carteiras de Identidade (RGs). Os documentos são de pessoas que não foram buscá-los nas unidades dos PACs, na capital e no interior, no período de 1° de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2020.
Segundo a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, a iniciativa foi mais uma maneira encontrada para que os usuários tenham acesso às cédulas.
Para receber o RG, é necessário que o usuário se dirija ao PAC onde solicitou a emissão do documento e apresente um comprovante de identificação, como Certidão de Nascimento, CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No caso do PAC Educandos, fechado para reformas, os usuários devem se dirigir ao PAC Galeria dos Remédios, no Centro de Manaus.
A secretária executiva de Cidadania da Sejusc, France Mendes, afirmou que as equipes dos PACs estão preparadas para atender a população, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. “É importante que o usuário saiba em qual PAC deu entrada no RG. Caso tenha dúvida, basta verificar a listagem no site da Sejusc”, disse.
“Infelizmente, muitas pessoas não vão buscar os documentos após dar entrada. Atualmente, nós estamos atendendo somente casos considerados emergenciais, relacionados a trabalho, saúde e recebimento de benefícios. Diariamente as unidades do PAC atendem o total de 390 usuários para emissão de documentos. O número reduzido é para evitar qualquer tipo de aglomeração dentro das unidades em decorrência do novo coronavírus”, disse a gestora.