Palestra
As boas práticas para uma boa postura foi tema de palestra da fisioterapeuta Jéssica Guerini. A profissional chamou atenção para pequenos comportamentos, como se apoiar em um só pé ou curvar a coluna para frente, que, a longo prazo, podem causar problemas à saúde, como dores crônicas e até mesmo deformidades.
O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Zona Sul realizou, nesta segunda-feira (19/07), ações informativas sobre saúde e bem-estar para a população da comunidade, em comemoração aos 18 anos de atendimento da unidade de saúde. A programação seguirá até sexta-feira (23/07).
comemoração aos 18 anos de atendimento da unidade SPA Zona Sul. Foto: Divulgação/SES-AMA fisioterapeuta esclarece que se movimentar é importante para o corpo, mesmo quando há dor, e que podemos utilizar de tratamento como alongamentos, ginástica laboral, bem como técnicas de terapia manual para liberação da musculatura tensa, para melhorar o funcionamento do nosso corpo.
“O que muita gente não sabe é que o simples fato de manter uma postura adequada elimina diversos incômodos que podemos vir a sentir. E isso interfere no nosso dia a dia, na forma como trabalhamos e entregamos o nosso serviço. Em geral, o exercício físico feito de forma correta e acompanhado de um profissional da área, é a melhor forma para tratar as patologias associadas à coluna”, explicou Jéssica.
Feira de Artesanato
Também nesta segunda-feira, aconteceu a abertura da Feira de Artesanato. Todos os artesanatos foram confeccionados por servidores da unidade que, por meio da terapia ocupacional, descobriram e aperfeiçoaram seus talentos, ganhando um espaço seguro e organizado para divulgar e comercializar seus trabalhos.
“No caso de patologia instalada na coluna, como a cifose, escoliose, lordose, utilizar exercícios que possamos corrigir a postura, além de fortalecer a musculatura para que possa dar sustentação e funcionalidade adequada. O que muita gente ainda desconhece quando está com dor e decide ficar em repouso, é que na verdade o movimento é o que vai trazer de volta a funcionalidade do corpo”, disse.
Brechó
Foi organizado, ainda, um brechó, cuja arrecadação será toda direcionada para doação ao abrigo Moacyr Alves, instituição de acolhimento de longa permanência para crianças e adolescentes com deficiências.
“Os servidores se dedicam a ter o seu momento de terapia ocupacional, e desenvolvem artesanatos maravilhosos como a confecção de brincos, canetas, bonecas, roupas, tudo isso levando em consideração, também, a questão do reaproveitamento e de contribuir com o meio ambiente. Nós aproveitamos esse momento festivo e a comunidade é quem ganha com isso”, contou a diretora do SPA Zona Sul, Aládia Jimenez.
———
Por Agência Amazonas
Foto: Divulgação/SES-AM