Desembargador Délcio Luís Santos fará uma exposição sobre as boas práticas sustentáveis já adotadas pelo TJAM em relação à questão ambiental.
O presidente do Subcomitê de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Délcio Luís dos Santos, participará no próximo dia 9 de junho do evento online “Sustentabilidade – Compartilhando Boas Práticas entre Tribunais do Bioma Amazônico”, organizado pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), como parte da programação da “5.ª Semana do Meio Ambiente”, promovida pela Corte roraimense. O desembargador Délcio fará uma exposição sobre as boas práticas sustentáveis já adotadas pelo TJAM em relação à questão ambiental, bem como sobre os projetos que estão em fase de implantação.
O juiz de direito Nildo Inácio, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) do TJRR, explica que o objetivo do evento – cujas atividades iniciaram na terça-feira (01/06) e vão até o próximo dia 11 – é divulgar o Plano de Logística Sustentável da Corte Roraimense e incentivar boas práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais, serviços, energia, água e combustíveis. “Buscamos, ainda, a capacitação e a qualidade de vida do servidor do Judiciário, além do descarte adequado dos resíduos objetivando uma gestão eficiente”, explicou o magistrado. As inscrições no evento podem ser feitas no link: https://bit.ly/3fJqxzR
Entre as ações do TJAM que serão destacadas pelo desembargador Délcio durante a sua participação no evento promovido pelo TJRR, estão a assinatura de Termos de Cooperação com as associações e cooperativas de reciclagem e preservação ambiental, mediante procedimento público de habilitação, visando à implantação da coleta seletiva de resíduos, que já contempla o edifício-Sede do Tribunal, a Casa de Justiça Des. Paulo Herban Jacob Maciel e o Centro Administrativo José de Jesus Ferreira Lopes (anexo à Sede da Corte) e está em vias de ampliação para os demais fóruns da capital.
Ele destacará, ainda, que os Termos de Referência de obras e reformas adotados pelo TJAM já estabelecem a exigência do recolhimento e do descarte ambientalmente adequado dos resíduos de obras como encargo para os futuros contratados. O serviço de recolhimento de resíduos remanescentes de obras (restos de tijolos, concreto, latas, madeiras, ferro e vidro) e de resíduos de demolição geralmente são realizados através de caixas coletoras. Esses resíduos são destinados a local adequado para reciclagem ou descarte, assim as obras realizadas evitam maiores impactos ambientais.
As campanhas internas realizadas para reduzir o consumo de descartáveis (copos plásticos) e também o de energia elétrica serão mencionadas pelo presidente do Subcomitê de Logística Sustentável do TJAM.
Confira a Programação da 5.ª Semana do Meio Ambiente do TJRR
01/06/2021 – Palestra com o tema “Uso racional da água e meio ambiente”
02 a 07/06/2021 – Conscientização Socioambiental
08 a 11/06/2021 – Distribuição de mudas
08/06/2021 – Substituição da matriz energética do TJRR
09/06/2021 – Encontro de Boas Práticas entre Tribunais do Bioma Amazônico
10/06/2021 – Capacitação de diretores de Secretarias: IDS e PLS
11/06/2021 – Capacitação de servidores terceirizados: IDS e PLS
Carlos de Souza
Foto: Chico Batata
Revisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]