Informe Manaus
  • Inicial
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Informe Manaus
PUBLICIDADE
Inicial Política

Presidente da Aleam propõe que condomínios denunciem práticas de violência doméstica

16/04/2021
na categoria Política
Você visitou esta matéria há2 mins read
0
Presidente da Aleam propõe que condomínios denunciem práticas de violência doméstica
Share on FacebookShare on Twitter

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), apresentou um Projeto de Lei (PL) que prevê a obrigatoriedade de condomínios residenciais e comerciais, conjuntos habitacionais e congêneres a comunicarem aos órgãos de segurança pública, quando houver em seu interior, a ocorrência ou indícios da ocorrência de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência ou idosos.

Roberto Cidade relembra o caso do menino Henry Borel, de 4 anos, em que investigações preliminares dão conta de que as agressões eram realizadas há algum tempo e, algumas vezes, ocorriam em áreas comuns do condomínio.

tce mobile tce mobile tce mobile
PUBLICIDADE

“Assim como o menino Henry pagou com a vida o que vinha sofrendo, tantos outros casos de violência doméstica ficam no anonimato. A apresentação desse Projeto de Lei é garantir que os casos de agressões domésticas sejam denunciados e que possamos assim, evitar algo pior com as vítimas”, disse.

Na justificativa, o chefe do Poder Legislativo faz menção a Súmula 542 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Julgamento da ADI nº 4.424/DF pelo Superior Tribunal Federal (STF), a quais definem a ação penal relativa ao crime de lesão corporal resultante de violência doméstica, como pública incondicional, “ou seja, independente da vontade da vítima para ser processada, justificada pela dificuldade que muitas diversas vítimas têm em realizar denúncia por dependência financeira ou emocional”.

Ainda segundo o PL, um monitoramento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) identificou aumento de 431% em relatos de brigas entre vizinhos, que em 5.583 indicavam episódios de violência doméstica, fatores que demonstram a necessidade de intervenção do Poder Executivo.

Comunicado

BANNER03 300X300 BANNER03 300X300 BANNER03 300X300

De acordo com o Art. 2º do PL, deverão ser fixados, nas áreas de uso comum, cartazes, placas ou comunicados divulgando o teor da Lei, incentivando os condôminos a notificarem síndico e/ou administrador da ocorrência ou indícios da ocorrência de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência ou idosos, ainda que ocorridas no interior das unidades habitacionais.

No inciso 2º, o síndico e/ou administradores deverão realizar comunicação no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas após a ciência do fato, contendo informações que possam contribuir para a identificação da vítima e do agressor.

———

Gabinete do Deputado Roberto Cidade (PV)
Texto: Assessoria do Deputado
Moara Cabral (92) 99242-8724
Thiago Botelho (92) 98189-4400
Foto: Evandro Seixas

Notícias relacionadas

  • Conheça projetos que se tornaram leis no primeiro semestre O primeiro semestre de 2019 foi o mais produtivo dos últimos 25 anos no Congresso Nacional, conforme registrado pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre, com base em relatório da Secretaria Geral da Mesa. Desde o início da Legislatura, em 1º de fevereiro, o Parlamento aprovou projetos de iniciativa de deputados e senadores que se tornaram leis que já vigoram, com impacto na vida da população. Veja as principais propostas que já viraram lei em 2019: Transporte pirata O aumento da punição para o transporte pirata foi instituído pela Lei 13.855/2019, sancionada em julho. A nova legislação passou a classificar o…
  • Direito da pessoa idosa é preocupação permanente na Assembleia Legislativa do Amazonas    O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída no ano de 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de fazer o mundo refletir e se posicionar contra os abusos e sofrimentos impostos aos mais velhos. Com intuito de reforçar o compromisso com a proteção e cuidados com os idosos amazonenses, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) apresenta uma série de Projetos de Lei (PL) para o combate à violência contra os idosos. O combate à violência e maus tratos contra a pessoa idosa…
  • Combate à violência contra a mulher se reflete em Projetos de Lei apresentados na Assembleia A Lei Federal Nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria Da Penha, completa 15 anos de criação neste sábado (7), e, apesar de ainda ter algumas falhas, trouxe mudança de comportamento da sociedade que já enxerga a violência contra a mulher como crime, debatendo, denunciando e exigindo punições severas aos agressores. Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o trabalho dos parlamentares reflete o avanço com proposituras, no sentido de combate à violência contra a mulher e medidas de acolhimento, que são frequentemente apresentadas pelos deputados, encorajados pela maior presença feminina em plenário, que suscita a discussão do tema, sempre…
  • Deputada Alessandra apresenta emendas para mulheres e idosos na LDO 2020   Temas recorrentes nos dois mandatos da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), a defesa das mulheres e a luta por políticas públicas para as pessoas idosas também estão no conjunto das emendas apresentadas pela parlamentar à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2020). No total, Alessandra sugeriu 11 emendas no qual são beneficiados diferentes segmentos sociais. A votação da LDO acontece na próxima sexta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Amazonas. A primeira emenda aditiva de Alessandra trata da destinação de recursos orçamentários para ampliação do atendimento às mulheres vítimas de violência com a criação de Delegacias Especializadas da Mulher. A ideia…
  • No Dia da Árvore, Josué propõe lei que prevê árvores em novas construções  Com a Amazônia no foco dos debates ambientais pelo mundo, os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizaram, na manhã deste sábado (21), o plantio de 24 mudas da espécie de Pau Pretinho, nos canteiros do estacionamento da Casa. O ato simbólico em homenagem ao Dia da Árvore, comemorado neste sábado, é iniciativa do presidente Josué Neto que aproveitou a oportunidade para convocar toda a sociedade ao engajamento nas ações de preservação da biodiversidade e também para anunciar a apresentação de um Projeto de Lei para arborizar os passeios públicos de Manaus. “É um gesto simbólico, que mostra não…
  • No Amazonas, mulheres vítimas de violência contam com atendimento especializado 09:45 - 14/10/2019 FOTO: DIVULGAÇÃO Rede de proteção à mulher disponibiliza acolhimento psicossocial, orientação jurídica e acompanhamento Para combater o crescimento dos números da violência contra as mulheres, o Governo do Amazonas oferece atendimento especializado às vítimas. Por meio de uma rede de proteção, elas são acolhidas e recebem atendimento social e psicológico, orientação jurídica, participam de cursos de qualificação profissional, grupos de apoio, rodas de conversa e palestras temáticas. De janeiro a julho de 2019, foram registrados 68.331 crimes tendo mulheres como vítimas, segundo dados Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O…
  • Hospitais notificarão agressões contra mulheres, idosos, crianças e adolescentes  Reduzir o elevado índice de criminalidade envolvendo pessoas mais vulneráveis da sociedade, como idosos, mulheres, crianças e adolescentes. Essa foi uma das justificativas para a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei n° 150/2019, de autoria da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), que obriga os hospitais públicos e privados a comunicarem às delegacias de polícia, quando do atendimento em suas unidades de pronto atendimento, os casos de idosos, mulheres, crianças e adolescentes vítimas de agressões físicas e sexuais no Amazonas. Durante a apreciação do PL na sessão desta quinta-feira (17), na Casa Legislativa, Alessandra explicou que a iniciativa é uma…
  • Assembleia Legislativa do Amazonas promove direitos da pessoa idosa   A Assembleia do Amazonas possui ampla gama de Projetos de Lei aprovados e sancionados que dizem respeito à proteção e promoção da saúde da pessoa idosa. Além disso, o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) e as doações do Programa Assembleia Viva de ajuda às instituições filantrópicas de apoio ao idoso fazem da Casa Legislativa uma entidade de destaque entre as defensoras dos direitos da pessoa idosa. Entre as leis aprovadas pela Aleam e já em vigor, destaca-se a que obriga os hospitais públicos e privados a comunicarem às Delegacias de Polícia do Amazonas os casos de idosos,…
  • No Amazonas, vítimas de violência doméstica contam com serviço de apoio emergencial Atendimento social e psicológico, assistência jurídica, além de abordagens informativas são oferecidas gratuitamente à população. Lei Maria da Penha completa 13 anos nesta quarta-feira (7) No Amazonas, mulheres vítimas de violência doméstica contam com uma rede de atendimento e proteção administrada pelo Governo do Estado, em que a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e o Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Estado (Nudem/DPE-AM), em parceria com as polícias Civil e Militar, Juizado de Combate à Violência Contra a Mulher, Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres e Núcleo do Centro de Educação Tecnológica…
  • Deputado Dermilson Chagas afirma que o Amazonas está atrasado na promoção dos direitos da pessoa com deficiência  Nesta quinta-feira (23/9), o deputado Dermilson Chagas afirmou que, em relação a outros estados do país, o Amazonas ainda está muito atrasado na promoção dos direitos da pessoa com deficiência (PCD). Entre outros exemplos, o parlamentar disse que, em outras regiões do Brasil, especialmente no Sul, Sudeste e Nordeste, há uma preocupação maior e um respeito por parte dos governos de alguns estados com a atenção à pessoa com deficiência. “Piauí foi o primeiro estado que criou um órgão com status de secretaria estadual para os direitos da pessoa com deficiência. São Paulo e Minas Gerais também têm secretarias estaduais…
Assuntos: ALEAMAmazonasAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoRoberto Cidade
Próxima notícia
Governo do Estado entra na reta final da construção do sistema viário de Tapauá

Governo do Estado entra na reta final da construção do sistema viário de Tapauá

Sinésio Campos cobra a regularização fundiária em Rio Preto da Eva e Manaus

Sinésio Campos cobra a regularização fundiária em Rio Preto da Eva e Manaus

Protetores de animais elogiam iniciativa da deputada Joana Darc

Protetores de animais elogiam iniciativa da deputada Joana Darc

PUBLICIDADE
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Formulário de pedido de remoção de informações pessoais ou coorporativas
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Inicial

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.Política de Privacidade.