Com uma nova comissão de administração formatada, o complexo turístico Ponta Negra alinha gestão do cartão postal natural mais visitado de Manaus, dentro das diretrizes de governo do prefeito David Almeida. A missão é melhorar a eficiência e a prestação do serviço público no parque pela Prefeitura de Manaus.
“Estamos aproveitando o momento de reformulação da comissão para atuar nas diretrizes do prefeito David Almeida, de forma que se possa oferecer melhores serviços, atendimento, com maior organização e manutenção de tão importante espaço da nossa cidade. O trabalho envolve ainda o atendimento aos permissionários do espaço e orientação no calçadão e atividades na praia”, explica o vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.
O Implurb é gestor do complexo, e a comissão tem como coordenador o administrador Carlos Alberto da Costa Maciel e como subcoordenador o também administrador Alfredo César Soares de Freitas, sendo composta por 23 membros. O grupo se reveza em dois turnos, todos os dias da semana.
Os trabalhos da comissão se somam aos projetos já anunciados para o espaço, como o da revitalização do antigo Local Casa de Praia. “É um lugar estratégico e está abandonado há anos, mas agora será recuperado e poderá oferecer mais vida, mais negócios e mais história, tendo um mix de opções para a população”, disse Claudemir Andrade, lembrando que a demanda é com a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).
Obra
Com 1.650 metros quadrados, a revitalização do antigo Local Casa de Praia, cercado por um calçadão de pedras portuguesas com desenhos e mosaicos, semelhantes aos que foram usados pelo paisagista Burle Max, receberá intervenções dentro do programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida.
“A revitalização vai transformar a área degradada e abandonada em um espaço mutigeracional, para todas as idades, tendo como diferencial sua visão de paisagem natural, contemplando o rio. Ali teremos uma central de artesanato, área de duty free, praça de alimentação, espaço para shows e playground. Ele é um exemplo da biofilia, algo cognitivo para o ser humano”, explica o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.
O espaço terá ainda mesas em áreas arborizadas, um restaurante e uma passarela mirante da praia.
Funcionamento
A Prefeitura de Manaus liberou o funcionamento da praia de segunda a sexta-feira, de 6h as 17h, exceto finais de semana, feriados e pontos facultativos, ainda em razão da prevenção contra a Covid-19. A comissão ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio.
Além do horário indicado para banho – até 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.
Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.
Mesmo com a flexibilização, a Prefeitura de Manaus ressalta a importância de proteção individual, com o uso de máscara, limpeza das mãos com lavagem e uso de álcool gel, além da manutenção do distanciamento mínimo.
— — —
Fotos – João Viana / Arquivo Semcom e Divulgação / Implurb
Texto – Claudia do Valle / Implurb
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmVvFphP