Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prefeitura começa a vacinar pessoas com comorbidades na próxima segunda, 29/3
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Prefeitura de ManausDestaque

Prefeitura começa a vacinar pessoas com comorbidades na próxima segunda, 29/3

25/03/2021
51070295778 5be0d5f9fc o 720x407 1
Compartilhar

Pessoas de 55 a 59 anos portadoras de cardiopatia, diabetes mellitus e obesidade mórbida (IMC > 40) começam a ser vacinadas em Manaus, na próxima segunda-feira, 29/3, em ordem decrescente de idade. O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida na manhã desta quinta-feira, 25/3, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no momento de liberação do cadastro no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) para o público de 18 a 59 anos, como etapa prévia de organização da nova etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19.

“Pedimos a todos, em especial aos portadores das doenças listadas como prioridade pelo Ministério da Saúde, que acessem o Imuniza para que o município tenha seu banco de dados organizado para as fases seguintes da vacinação”, disse o prefeito. Ele destacou que as três condições de saúde (cardiopatia, diabetes e obesidade mórbida), escolhidas para abrir a nova fase da campanha na capital, são as que apresentam maior risco de agravamento e morte quando o paciente é infectado pelo novo coronavírus. “Começamos com esse grupo e vamos avançando nos demais conforme a chegada de novas remessas de vacinas”.

O prefeito ressaltou que a campanha está em curso, atendendo as pessoas de 60 anos ou mais, para a primeira dose, e os trabalhadores da saúde, para a segunda dose. “Uma nova fase não exclui a anterior enquanto o atendimento for necessário, por isso lembramos aos que ainda não se vacinaram que procurem nossos postos de vacinação”, disse.

Durante o anúncio, David Almeida estava acompanhado da secretária municipal de saúde interina, Aline Rosa Martins, e do subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho. Os gestores informaram que o município conta com 23.517 doses iniciais para atender o grupo de 55 a 59 anos com as três doenças prioritárias.

Segundo Aline, a vacinação será feita no período de uma semana, começando com as pessoas de 59 anos, na próxima segunda-feira, 29 e os demais nos dias seguintes, em ordem decrescente. Os de 58 anos serão vacinados na terça (30); os de 57, na quarta (31); os de 56, na quinta (1º de abril) e os de 55, no sábado (3 de abril).

O atendimento será feito nos sete pontos da prefeitura, que já funcionam com pontos fixos e drive-thru, das 9h às 16h, nas diversas áreas geográficas da cidade. A capacidade de atendimento de cada ponto será de 800 pessoas por dia, que serão agendadas de forma eletrônica pelo Imuniza Manaus. Para saber a data e a hora em que vai ser vacinado, o usuário deve acessar o sistema e clicar em ‘Consultar 1ª dose’.

Para receber a vacina, será obrigatória a apresentação de laudo médico, original e cópia, além de documento de identidade original, com foto, e CPF. No caso dos diabéticos, pode ser apresentada receita médica, original e cópia, em papel timbrado oficial do Sistema Único de Saúde (SUS) ou de estabelecimento de saúde da rede privada.

As datas de atendimento das próximas faixas etárias e dos portadores das outras comorbidades será definido de acordo com o recebimento de novas doses de vacina pelo município.

Sistema

Para realizar o cadastro no Imuniza Manaus, as pessoas de 18 a 59 anos devem acessar o link https://imuniza.manaus.am.gov.br/, escolher o botão “Comorbidades” e preencher as informações solicitadas. Além dos dados pessoais (nome, data de nascimento, endereço e telefone), a pessoa deve assinalar as que possui dentre as 22 opções apresentadas pelo sistema, com base na lista de comorbidades definida pelo MS. O cadastro das pessoas sem comorbidades também será aceito e servirá como antecipação do registro para fases posteriores da campanha.

São 22 as doenças elencadas pelo Ministério da Saúde para nortear a vacinação na nova etapa da campanha. Segundo o subsecretário Djalma Coelho, a escolha das cardiopatias, do diabetes mellitus e da obesidade mórbida como prioritárias, para Manaus, foi baseada em levantamento feito pela Semsa, em parceria com o Conselho Regional de Medicina (CRM-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Representantes dos três órgãos, em reunião técnica realizada na última terça-feira, observaram que 65% dos portadores de diabetes e 62% dos cardiopatas internados por Covid foram a óbito. Entre os portadores de obesidade mórbida, esse percentual foi de 60%. Os dados de referência são os do Sistema de Vigilância Epidemiológica (Sivep Gripe) do MS e do e-SUS.

 Calendário de Vacinação

55 a 59 anos com cardiopatias, diabetes e obesidade mórbida

Segunda, 29/3 – 59 anos

Quarta, 31/3 – 57 anos
Terça, 30/3 – 58 anos
Sábado, 3/4 – 55 anos
Quinta, 1º/4 – 56 anos
— — —

Foto – Dhyeizo Lemos e Marinho Ramos /Semcom
Texto – Andréa Arruda/Semsa

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmV2SsSj

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, David Almeida, Manaus, Vacinação
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

UFAM portal
DestaqueGeralMancheteNoticias CapaUEAUFAM

Corte nas verbas da Educação

07/12/2022
Reunidas Arquivo 08
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Câmaras Reunidas deferem pedido de desaforamento de sessão do Tribunal de Júri de Barcelos

15/09/2022
PainC3A9is foto
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Curso apresenta ferramentas sobre painéis estatísticos do TJAM

15/09/2022

​Com discussões sobre desenvolvimento sustentável, TCE-AM dá início ao I Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas

15/09/2022
Agi
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Eastjam está com inscrições abertas para a palestra do escritor e professor Samer Agi, que acontece n dia 28 deste mês

15/09/2022
Compartilhamento
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Corregedoria notifica cartórios do AM sobre decisão do CNJ que suspende o compartilhamento de dados pessoais pelos Registradores Civis com o Sistema SIRC, do Poder Executivo

15/09/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus