Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: PIB do Amazonas cresce 2,3% e sobe uma posição no ranking nacional
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

PIB do Amazonas cresce 2,3% e sobe uma posição no ranking nacional

12/11/2021
Compartilhar

FOTOS: Divulgação/SedectiO Produto Interno Bruto (PIB) do Amazonas apresentou crescimento de 2,3% e valor nominal de R$ 108,18 bilhões em 2019, o que contribuiu para o aumento na participação na economia nacional, saindo de 1,4% para 1,5%, na comparação com o ano anterior.
Há 46 segundos
Por Agência Amazonas

Estado apresentou total de R$108,18 bilhões em 2019 e contribuiu para crescimento nacional

O levantamento de dados e análise do PIB do Amazonas é um dos produtos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), coordenado pelo Departamento de Estatística e Geoprocessamento (Degeo), da Secretaria Executiva de Planejamento (Seplan).

Em termos de valor do PIB, o Amazonas também subiu uma posição e voltou a ocupar a 15ª colocação no ranking das 27 Unidades da Federação (UF), depois de ficar na 16ª por três anos seguidos.

“A divulgação do PIB de 2019 traz dois pontos que são muito importantes para o Amazonas: primeiro é o fato de havermos subido a participação no PIB Nacional, e, também, a subida de nossa posição no ranking de participação dos estados. Isso demonstra que o ambiente de negócio é seguro e que vale à pena investir no estado”, avaliou o secretário.

O titular da Sedecti, Jório Veiga, ressalta que o resultado do PIB 2019 é um reflexo do ambiente de negócios seguro que o Amazonas possui e que está sendo fortalecido com novas políticas públicas implementadas pelo governador Wilson Lima.

“Além de possibilitar a comparabilidade dos resultados entre os estados, a metodologia permite visualizar o desempenho dos setores das atividades econômicas locais. No caso do Amazonas, evidencia a importância do setor da indústria com destaque para a de transformação que influencia diretamente no setor de serviços, especificamente na atividade de comércio”, explica Sônia.

IBGE – A secretária executiva de Planejamento da Sedecti, Sônia Janete Gomes, enfatiza que a metodologia utilizada para a construção do PIB do Amazonas é feita pelos técnicos da Seplan, sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão responsável pela implementação da metodologia em todas as unidades da federação.

A Agropecuária apresentou queda em volume de 8,4% em 2019, resultado justificado pelas atividades de Agricultura e a pós-colheita, além da produção florestal e da pesca e aquicultura.

Setores – A participação dos setores no PIB do Amazonas em 2019 ficou dividida em: Serviços (48,8%), Indústria (30,5%), Impostos (16,1%) e Agropecuária (4,6%).

A Indústria, que tem peso relevante na economia do Amazonas sobretudo devido à Zona Franca de Manaus (ZFM), registrou crescimento em volume de 1,4% em 2019. O desempenho deste grupo de atividades ficou atrelado às Indústrias de Transformação, que representou 22% do PIB do estado e cresceu 1,3% em 2019.

Alguns dos cultivos agrícolas com redução da produção, entre 2018 e 2019, foram a banana (-27,4%), o mamão (-17,6%) e a mandioca (-1,4%), sendo este último, o principal produto da agropecuária amazonense. Já as produções de cana-de-açúcar (12,6%) e de abacaxi (5,4%) apresentaram crescimento, porém não o suficiente para reverter a retração de 10,5% da Agricultura. Em produção florestal, pesca e aquicultura, destacou-se a queda na extração de açaí (-7,5%), produto relevante na economia do estado.

Apesar do avanço da Indústria, os Serviços se mantiveram como o grupo de atividades de maior participação na economia amazonense e apresentaram crescimento em volume de 3,3%. A variação foi influenciada principalmente por comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, que cresceu 6,7%, devido ao segmento varejista.

A atividade de Eletricidade e Gás também apresentou variação positiva em volume de 5,2%, justificada pelo aumento de geração de energia elétrica. Em função dos acréscimos em volume verificados, a Indústria amazonense ganhou participação no PIB do estado, saindo de 28,9%, em 2018, para 30,5% em 2019.

Os Impostos tiveram um crescimento de 10,8% em seu valor nominal na comparação entre os anos de 2019 e 2018. Na média dos últimos cincos anos, os impostos cresceram 6,1%.

Outro destaque de crescimento, com registro positivo de 8,9%, foi o das atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares. O aumento foi de 2% entre as atividades de administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social, sendo esta última a principal atividade entre os serviços.

Por conta da consolidação dos dados estatísticos em todos os estados, o PIB tem uma defasagem de dois anos, tendo seu resultado divulgado referente ao ano de 2019 em todo Brasil. Esse prazo está relacionado à realização de levantamentos da produção de todos os bens e serviços e das pesquisas sobre o comércio, serviços e indústria, entre outras, que após a sua compilação final passam a ser incorporadas ao PIB.

Por que o PIB é de 2019? – O PIB é a soma de todos os bens e serviços somados aos impostos, e permite analisar as dinâmicas das atividades econômicas e seus impactos sobre a economia. A metodologia do PIB faz uso do Sistema de Contas Nacionais do Brasil, implementada pelo IBGE, a partir de recomendações feitas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e comparáveis entre todas as Unidades da Federação.

Para mais informações sobre o PIB do Amazonas (PIB Regional) e sobre outros estudos, basta acessar o site da Sedecti: www.sedecti.am.gov.br e clicar na aba “Indicadores e Mapas”.

Para o cenário mais atual, referente aos anos de 2020 e 2021, utilizam-se estimativas de todos os bens e serviços, por meio de dados preliminares, agregando as contas trimestrais.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Economia, Educação, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Manaus
Redação Informe Manaus 12/11/2021 12/11/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Eleições 2024Geral

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus