Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Pesquisa de iniciação científica da FVS-RCP estuda a Leishmaniose Tegumentar Americana em Manaus
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
DestaqueEducação

Pesquisa de iniciação científica da FVS-RCP estuda a Leishmaniose Tegumentar Americana em Manaus

19/11/2021
Compartilhar

Uma pesquisa de iniciação científica da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) estuda a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), em Manaus, por meio da análise da percepção e das atitudes de comunitários e agentes de saúde sobre a doença no Projeto de Assentamento (PA) Tarumã-Mirim, no Ramal do Pau Rosa e Ramal da Cooperativa e suas vicinais, na zona rural da capital.

Estudo integra Programa de Apoio à Iniciação Científica da Fapeam

Conforme levantamento do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, 1.059 casos de LTA foram notificados no Amazonas de janeiro a outubro de 2021. Em todo o ano passado, as notificações chegaram a 1.761.

O projeto integra o Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic/FVS-RCP), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), por meio da coordenação do Núcleo de Ensino e Pesquisa da FVS-RCP.

“A leishmaniose é considerada de transmissão rural, sendo Manaus o município que mais registra as notificações no estado. Neste ano, 27% dos registros foram realizados pela capital, isto é, da zona rural de Manaus”, destaca Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

Em razão da LTA ser um problema de saúde pública no Amazonas, com Manaus apresentando cenário epidemiológico da doença com índice alto de transmissão, o estudo foi pensado para identificar as atitudes de moradores e agentes de saúde em relação à enfermidade.

De acordo com a coordenadora do estudo, a bióloga e subgerente de Entomologia da FVS-RCP, Érica Chagas, a ocupação territorial na zona rural no estado ocorre próximo à mata, o que pode possibilitar que o inseto chegue às áreas onde as pessoas circulam.

A pessoa com LTA é infectada com o protozoário do gênero Leishmania, considerado parasita. A transmissão se dá por meio da picada de insetos flebotomíneos (Phlebotominae), que vivem em mata principalmente.

Projeto – O cronograma de estudo da pesquisa inclui a aplicação de questionários para agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias que atuam na zona rural de Manaus. O objetivo é identificar a percepção desses profissionais de saúde sobre LTA.

“Na mata, o inseto entra em contato com animais, como a mucura, por exemplo, e se infecta com o Leishmania. Quando o ser humano entra na mata, fica vulnerável a entrar nesse ciclo, sendo picado pelo inseto que pode estar infectado e causar a leishmaniose no indivíduo”, afirma a bióloga.

Semanalmente, a equipe do estudo visita à comunidade do Projeto de Assentamento do Tarumã-Mirim, para aplicação dos questionários.

A estudante bolsista do estudo e acadêmica de psicologia da Fametro, Súzany Marques, destaca que, por meio dos questionários, é possível perceber o que esses profissionais sabem sobre a doença e as atitudes que estão sendo tomadas quando se deparam com os casos suspeitos.

Prevenção

A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença infecciosa causada por um protozoário do gênero Leishmania, considerado parasita. A transmissão se dá por meio da picada do inseto flebotomíneo (Phlebotominae).

“A partir da compreensão e da percepção que a comunidade tiver sobre a leishmaniose, vamos poder estudar a elaboração de um programa de educação voltado para essa população exposta”, disse a estudante.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

Cenário

Das 1.059 notificações de LTA registradas no Amazonas, de janeiro a outubro de 2021, os municípios que mais notificaram foram: Manaus (286), Itacoatiara (82), Presidente Figueiredo (80), Humaitá (68) e Boca do Acre (63).

———

Por Agência Amazonas
FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Boca do Acre, Educação, Humaitá, Itacoatiara, Manaus, Presidente Figueiredo
Redação Informe Manaus 19/11/2021 19/11/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

CETAMEducação

Alunos do Curso Técnico em Agropecuária de Silves realizam aula prática de manutenção de paisagismo

14/11/2024
AmazonasEducação

PIB do Amazonas cresce 3,27% em 2022, acima da média nacional

14/11/2024
AmazonasEducação

5º Seminário de Bioeconomia e Negócios Sustentáveis destaca inovação e sustentabilidade na Amazônia

12/11/2024
AmazonasEducação

Sedecti capacita produtores regionais e artesãos para impulsionar exportações e fortalecer a bioeconomia amazônica

08/11/2024
AmazonasEducação

Sedecti celebra primeira turma em Economia da Inovação e reforça compromisso com desenvolvimento tecnológico no AM

08/11/2024
AmazonasEducação

Portos temporários impulsionam recorde de importações no Amazonas em 2024

07/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus