Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Parque das Tribos recebe atendimento da prefeitura referente ao ‘Outubro Rosa’
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManchetePortal Prefeitura de Manaus

Parque das Tribos recebe atendimento da prefeitura referente ao ‘Outubro Rosa’

14/10/2021
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta terça-feira, 13/10, uma programação especial referente ao “Outubro Rosa”, na comunidade Parque das Tribos, localizada no Tarumã, na zona Oeste de Manaus. Atendimentos nas áreas de ginecologia, enfermagem, odontologia e nutrição foram oferecidos, para reforçar a importância da prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero junto aos grupos étnicos que vivem naquela localidade.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, as ações no Parque das Tribos, concentram uma grande diversidade de etnias indígenas, e fazem parte de uma programação extensa, realizada de forma descentralizada, para proporcionar uma adesão ampla das mulheres ao processo de sensibilização sobre a importância de cuidar da saúde para evitar essas formas de câncer.

As atividades, organizadas pelo Distrito de Saúde (Disa) Oeste, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram concentradas na maloca Parque das Tribos, tendo início às 8h, se estendendo até as 11h30. Além de consultas ginecológicas e coletas de material para exame preventivo, foram disponibilizadas a vacina contra o Papilomavírus humano (HPV), testes rápidos para detecção de sífilis e ações de educação em saúde, como palestras sobre nutrição e saúde bucal. Foram realizadas também oficinas sobre prevenção ao câncer do colo do útero e de mama e distribuição de preservativos.

De acordo com os organizadores, mais de 40 mulheres das etnias tukano, kokama, tariano, baré e saterê-maué, piratapuia, mura e tikuna, foram contempladas com os atendimentos.

“Estamos realizando uma programação com lives, rodas de conversas, ofertas de serviços e educação em saúde com o objetivo de orientar as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde. É importante o envolvimento de todos os que a cercam, no reforço a esses cuidados. Companheiros, pais, colegas, todos precisam se envolver nesse processo de sensibilização”, frisou.

Durante todo o mês de outubro estarão acontecendo rodas de conversa, oficinas, palestras, webconferência, lives e busca ativa de mulheres de 25 a 64 anos, para realizar o exame preventivo. O público adolescente, compreendendo meninas de 9 anos a 14 anos e meninos de 11 anos a 14 anos, também está sendo orientado a receber a vacina contra o vírus HPV.

A Semsa está investindo em atividades descentralizadas, para facilitar a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, tanto nas unidades de saúde quanto nas escolas que fazem parte do Programa Saúde na Escola.

Paralelamente a esse trabalho, estão sendo realizados exames clínicos de mamas e coleta de material para o exame colpocitológico, o preventivo, testagem rápida de HIV, sífilis, hepatites B e C.

— — —

Foto – Divulgação / Semsa
Texto – Tânia Brandão / Semsa

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Educação, Manaus, Prefeitura de Manaus, Vacinação
Redação Informe Manaus 14/10/2021 14/10/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
AmazonasManausMancheteSaúde

Hospital da Criança Zona Sul receberá apoio financeiro, segundo Deputado Delegado Péricles, para melhorias na Saúde.

02/10/2023
AmazonasManchetePolícia

SSP-AM alerta para horário de entrega da Nova Carteira de Identidade Nacional

10/07/2023
AmazonasManchetePolícia

SSP-AM alerta para horário de entrega da Nova Carteira de Identidade Nacional

10/07/2023
AmazonasManchetePolícia

SSP-AM alerta para horário de entrega da Nova Carteira de Identidade Nacional

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus