FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCPAs atividades do “Outubro Rosa – Para além da campanha” se encerraram nesta quarta-feira (27/10), no auditório da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), com palestra sobre a importância do autoexame para prevenção do câncer de mama. A apresentação foi feita para funcionárias da instituição pela Gerência de Enfermagem do Instituto da Mulher Dona Lindu.
Há 20 minutos
Por Agência Amazonas
Campanha ocorreu ao longo do mês de outubro
De acordo com a enfermeira Vera Queiroz, responsável pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GDANTs) da FVS-RCP, o encerramento foi proveitoso e cumpriu o papel de fechar a série de atividades da campanha.
A campanha foi realizada ao longo das quatro semanas do mês de outubro, com ações pensadas para debater e conscientizar sobre a prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero por meio da prática dos exames de detecção dessas doenças.
A palestrante, a gerente de Enfermagem do Instituto da Mulher Dona Lindu, Gracimar Fecury, parabenizou a FVS-RCP pela iniciativa, que buscou sensibilizar funcionárias sobre a realização do autoexame das mamas.
“Tivemos momentos muito bons ao longo dessas quatro semanas na FVS-RCP. Não poderia faltar a abordagem sobre a importância do autoexame das mamas, reforçando essa técnica que é tão necessária para prevenção ao câncer”, disse Vera.
A agente de endemias Jaqueline Macedo também aprovou a palestra e elogiou a abordagem da facilitadora. “Um assunto tão importante como esse tem que ser sempre abordado, e a palestrante é muito dinâmica, o que traz ainda mais motivação e interesse pelo tema”, afirmou.
“As mulheres devem se olhar, se cuidar, fazer mamografias para as maiores de 40 anos e ultrassom de mama. Se há algo que lhe incomoda, tem que procurar atendimento médico e fazer exame, porque a prevenção é o melhor caminho”, destacou a enfermeira.
Outubro Rosa – Durante as quatro semanas do mês de outubro, sempre às quartas-feiras, a FVS-RCP realizou o “Outubro Rosa – Para além da campanha”, com palestras sobre prevenção ao câncer de mama e de útero; relato de superação ao câncer de mama; o impacto do câncer de mama e de colo de útero na sexualidade da paciente; e a detecção precoce por meio do autoexame das mamas.
Preventivo – Também como parte da programação do encerramento do Outubro Rosa, nesta quarta-feira (27/10), a coleta de exames preventivos e consultas médicas para funcionárias da FVS-RCP. A ação contou com o apoio da equipe da Policlínica Gilberto Mestrinho pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus).
Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças não transmissíveis, realizado pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da FVS-RCP (GDANTs). A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.