Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Órgãos que integram a rede de proteção ao público infantojuvenil concluem proposta de fluxo de abordagem de crianças e adolescentes em situação de mendicância
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da Justiça

Órgãos que integram a rede de proteção ao público infantojuvenil concluem proposta de fluxo de abordagem de crianças e adolescentes em situação de mendicância

10/09/2021
Compartilhar

Atividade foi conduzida pela coordenadora da Infância e da Juventude do TJAM, desembargadora Joana Meirelles.


O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coij/TJAM), realizou na manhã de quinta-feira (09/09) uma reunião entre os órgãos que atuam na Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes. O encontro foi realizado no auditório do Fórum Cível Euza Naice de Vasconcellos e serviu para fechar a proposta de fluxo de atendimento a ser aplicado na abordagem de crianças/adolescentes, e suas famílias, em situação de mendicância nas ruas de Manaus.

Conduzido pela desembargadora Joana Meirelles, coordenadora da Infância e da Juventude do Tribunal, o encontro teve a participação de representantes dos Conselhos Tutelares; do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM); da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam); da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc); da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM); da Polícia Civil; da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM); do Unicef, entre outros atores da rede de proteção.

A reunião desta quinta-feira foi a terceira promovida pela Coij/TJAM com os órgãos integrantes da rede de proteção, visando à construção do fluxo atendimento de crianças e adolescentes em situação de mendicância. No primeiro encontro, foi feita a indicação da necessidade de construção do fluxo. No segundo, foi formatado o fluxo com a participação dos órgãos envolvidos, deixando em aberto o recebimento de sugestões por e-mail. Com o fechamento da proposta de fluxo, neste último encontro, a rede de proteção já tem programadas ações de sensibilização e abordagem, tendo à frente a Sejusc, durante as quais o fluxo começará a será experimentado.

A desembargadora Joana Meirelles disse que o objetivo da formulação do fluxo de abordagem é tirar das ruas as crianças que pedem esmolas, principalmente, nas áreas de semáforos da vias de Manaus. Ela frisa que a Coij/TJAM e as demais órgãos que trabalham com crianças, não devem medir esforços para retirar as crianças das ruas.

“Estamos ouvindo a todos e cada um vem dando a sua colaboração no sentido de construirmos, juntos, um fluxo de como trabalhar, porque não adianta tirar a criança da rua hoje e, amanhã, ela voltar para a rua. É necessário dar encaminhamento a esses casos e saber o que se vai fazer”, afirmou a desembargadora.

Joana Meirelles também comentou sobre relatos de casos de pais que estariam “alugando” seus filhos para pedir esmolas em Manaus. Disse que, até aquele momento da reunião, a Delegacia Especializada em Proteção à Crianças e ao Adolescente não havia recebido denúncia formal nesse sentido. “Se alguém souber de alguma situação dessa natureza pode denunciar a um conselheiro tutelar, que saberá como agir, ou à própria Delegacia Especializada. Enfatizamos que as pessoas evitem dar esmolas. É um gesto que costuma ser movido pelo sentimento de solidariedade, um gesto de caridade, mas, infelizmente, tem a consequência de também expor as crianças a uma situação inadequada, com risco inclusive de que sejam exploradas por terceiros”, argumentou Joana Meirelles.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Denúncias, Estado do Amazonas, Manaus, Polícia, Polícia Civil, Segurança Pública
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Backgrounds Arvore Encantada scaled
Canal da JustiçaManchete

Coordenadoria da Infância e da Juventude inicia as atividades do “Projeto Árvore Encantada 2022”

07/11/2022
AnC3BAncio Fonajuv Fonajuv
Canal da JustiçaManchete

TJAM sediará a partir de quarta-feira (9) eventos nacionais da área da Infância e da Juventude

07/11/2022
Julgamento Adiel
Canal da JustiçaManchete

Poder Judiciário tem 48 processos pautados para o “Mês Nacional do Júri” na capital amazonense

04/11/2022
conciliacao2
Canal da JustiçaManchete

Comarcas do interior em contagem regressiva para a Semana Nacional da Conciliação  

04/11/2022
GMF Portarias
Canal da JustiçaManchete

TJAM e Grupo de Monitoramento divulgam portarias sobre grupos de trabalho interinstitucionais

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM realizará eleições para cargos diretivos da instituição na próxima terça, dia 8 de novembro

04/11/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus