Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do TJAM debate enfrentamento à covid-19 nos presídios e centros socioeducativos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da Justiça

Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do TJAM debate enfrentamento à covid-19 nos presídios e centros socioeducativos

01/06/2021
Compartilhar

Reunião por videoconferência foi coordenada pelo presidente do GMF/TJAM, desembargador Elci Simões de Oliveira.


 

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de justiça do Amazonas (GMF/TJAM), por meio do Comitê de Enfrentamento à covid-19 nos presídios, realizou uma reunião para debater as ações desenvolvidas no Estado para conter a disseminação do NOVO coronavírus nas unidades prisionais e socioeducativas.

A reunião, que aconteceu na quinta-feira (27/05), foi realizada por videoconferência e coordenada pelo presidente do GMF/TJAM, desembargador Elci Simões de Oliveira. Pelo Tribunal de justiça do Amazonas participaram, ainda, o coordenador do GMF, juiz de direito Henrique Veiga Lima, e a juíza titular da 11.ª Vara Criminal da Comarca de Manaus e coordenadora do “Projeto Reeducar”, Eulinete Melo Silva Tribuzy.

O encontro virtual contou também com a participação da defensora pública Juliana Linhares de Aguiar Lopes; do advogado e presidente da Comissão de direitos humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB/AM), Caupolican Padilha Júnior; da coordenadora de saúde do Sistema Prisional do Estado do Amazonas, Alyne Eliza Taumaturgo Botelho; do coordenador do Núcleo de Advocacia Voluntária do TJAM, Adalberto Caminha Filho; do assistente social da Vara de execução de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa), Jaime Pires Júnior; do representante da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Fábio Gandotti; da secretária-executiva dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), Edmara Castro; da diretora do Departamento de Atendimento Socioeducativo da SEJUSC, Adriana Pena; da representante da Agenda Nacional pelo Desencarceramento, Priscila Serra; da coordenadora estadual do “Programa Fazendo justiça”, Cláudia Gouveia e da Consultora de Custódia do CNJ perante o GMF/TJAM, Luana Marley de Oliveira Silva.

O presidente do GMF, desembargador Elci Simões de Oliveira, destacou na abertura da reunião que o Tribunal de justiça do Amazonas não tem medido esforços para colaborar com as ações no âmbito do Sistema Carcerário. “Estamos sempre em contato com a Secretaria de Administração Penitenciária, a SEAP, e com as demais autoridades para acompanhar de perto as ações de enfrentamento à covid-19. Temos de ser criativos e resolver os problemas que vão surgindo”, disse Elci Simões.

O juiz de direito Henrique Veiga Lima enfatizou que a reunião foi basicamente para tratar da Recomendação-91 do CNJ, que orienta os tribunais e magistrados para a adoção de medidas preventivas adicionais à propagação da infecção pelo NOVO coronavírus no âmbito dos sistemas de justiça penal e socioeducativo.

“Estamos envidando todos os esforços perante o Tribunal de justiça e a Secretaria de Segurança Pública, com a Secretaria do Controle Penitenciário, para fazer uma fiscalização e para extrair um relatório com todas as deficiências e com tudo que já foi realizado. No que já foi feito, temos de ver o que se PODE aprimorar, e no que ainda não foi feito precisamos adotar medidas para implementar, de forma que tenhamos uma condição de vida mais digna (aos internos) para combater essa doença”, disse o magistrado.

A secretária-executiva dos Direitos da Criança e do Adolescente da SEJUSC, Edmara Castro, disse que os Centros Socioeducativos da capital passaram por momentos difíceis devido à infecção de internos e servidores por covid-19, mas que a secretaria, com apoio da Fundação de Vigilância em saúde (FVS), conseguiu impor algumas restrições que colaboraram para reduzir o número de infectados. “Houve período em que foi necessário suspender as visitas, as quais já foram retornadas, mas restrita a um familiar por adolescente, justamente para não termos aglomeração”, disse Edmara.

Além de tratar do enfrentamento à covid-19 nos presídios e nos centros socioeducativos da capital, os integrantes do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de justiça do Amazonas também debateram a possibilidade do desmembramento do comitê de enfrentamento à covid-19, ficando o sistema carcerário separado do socioeducativo, pois, o sistema prisional tem demandas diferentes do socioeducativo. O presidente do GMF, desembargador Elci Simões de Oliveira prometeu avançar nas discussões sobre o assunto.

 

 

Carlos de Souza

Foto: Raphael Alves / Arquivo TJAM

Revisão de texto: Joyce Tino

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Fiscalização, Manaus, Segurança Pública
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Canal da JustiçaManchete

Coordenadoria da Infância e da Juventude inicia as atividades do “Projeto Árvore Encantada 2022”

07/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM sediará a partir de quarta-feira (9) eventos nacionais da área da Infância e da Juventude

07/11/2022
Canal da JustiçaManchete

Poder Judiciário tem 48 processos pautados para o “Mês Nacional do Júri” na capital amazonense

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

Comarcas do interior em contagem regressiva para a Semana Nacional da Conciliação  

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM e Grupo de Monitoramento divulgam portarias sobre grupos de trabalho interinstitucionais

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM realizará eleições para cargos diretivos da instituição na próxima terça, dia 8 de novembro

04/11/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus