Na agenda da reunião, a equipe técnica do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-AM tratou de assuntos como a importância da atualização diária de informações das doses aplicadas pelas prefeituras. Para oferecer transparência e avaliar o desempenho de cada cidade, os dados sobre distribuição de doses e as suas aplicações na população amazonense estão disponíveis no site da fundação (www.fvs.am.gov.br), com o título “vacinômetro”. O sistema é atualizado diariamente, a partir dos números repassados pelos municípios.
Há 8 horas
Por Agência Amazonas
Reunião iniciou alinhamento com secretarias municipais sobre ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19. FOTO: Arthur Castro/Secom.
O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), iniciou alinhamento com secretarias municipais do interior do Estado sobre procedimentos para ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 e melhorar o fluxo de entrega dos imunizantes. A reunião ocorreu de forma on-line, nesta quarta-feira (17/03), por videoconferência, com a participação de mais de 50% dos municípios, representados pelos profissionais envolvidos no processo de imunização e gestão no enfrentamento à Covid-19.
Logística
Um dos pontos discutidos pelas equipes tem relação com a dificuldade logística de algumas cidades em buscar a vacina na capital. Conforme a FVS-AM, 12 municípios estavam com pendências de retirada dos imunizantes. A reunião serviu, ainda, para esclarecer com os representantes qual seria a melhor forma de repassar as doses.
Durante o encontro, a FVS-AM também sugeriu, aos representantes dos municípios, maneiras de incentivar a vacinação da população, por meio do reforço de ações de educação em saúde, mobilização social, sistema passa e leva (drive-thru), vacinação em domicílio, entre outras estratégias eficazes para alcançar um maior número de pessoas.
Fernandes complementa ainda que o Amazonas é destaque nacional em relação ao desempenho da vacinação. “Apesar das dificuldades logísticas, o Governo do Estado do Amazonas vem cumprindo seu papel no apoio aos municípios, por meio da Casa Militar”, reforçou.
Na ocasião, o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, ressaltou o esforço do Estado junto ao Governo Federal para acesso a mais doses de vacinas para o Amazonas, como também contribuir na distribuição dos imunizantes para os municípios com maior dificuldade de logística. “Diante da realidade do Estado, o Governo do Amazonas, por meio da FVS-AM, juntamente com a Casa Militar, viabilizará o envio das remessas remanescentes de forma racional e otimizando os recursos”, informou.
Os municípios de Atalaia do Norte, Guajará, Maraã, Pauini, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Urucará também estavam com pendências para buscar as vacinas, mas já agendaram a retirada das doses remanescentes para esta quinta-feira (18/03).
De acordo com Fernandes, o transporte dessas vacinas segue protocolos rigorosos para que não ocorra a perda da qualidade do imunizante. “O deslocamento para essas localidades mais distantes, dependendo do tipo de viagem, ultrapassa 36 horas, e a recomendação é de tempo máximo estimado em 24h para o traslado das vacinas, por isso, nesse sentido o Estado deve fazer uma força-tarefa”, informou.
Vacinação
O Governo do Amazonas recebeu nesta quarta-feira (17/03) a oitava remessa de imunizantes contra a Covid-19, enviada pelo Ministério da Saúde. São 49.800 mil doses da CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantã. Com esse lote, o Amazonas registra 812.820 doses de imunizantes.
A FVS-AM destacou que a Secretaria da Casa Militar continuará dando apoio logístico, principalmente para localidades mais distantes. A operação de entrega em duas aeronaves já contemplou 30 municípios. Além da vacina, a Casa Militar já atuou no translado de corpos de vítimas acometidas pela COVID-19, transporte de equipes técnicas da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) para instalação de miniusinas geradoras de oxigênio.
Já foram aplicadas, no Amazonas, 481.423 doses de vacinas, sendo 372.744 de primeira dose e 108.679 de segunda dose, até esta quarta-feira (17/03). Entre os estados brasileiros e o Distrito Federal, o Amazonas é o que mais aplicou doses dos imunizantes, segundo dados de um ranking elaborado por um consórcio de veículos de imprensa. Até o momento, 8,57% da população no estado foi vacinada.