Cejusc (Cível e Família) reforçaram o trabalho executado pelas Varas Cíveis e de Família no esforço concentrado da Semana da Conciliação, mobilizada pelo CNJ e promovido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas.
Um total de 540 audiências conciliatórias foram pautadas pelos dois Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) do Tribunal de Justiça do Amazonas durante a Semana Nacional da Conciliação, iniciada na última segunda-feira (8) e que será concluída hoje (12).
Localizado no 4o. andar do fórum Ministro Henoch Reis, o “Cejusc Cível” teve 360 audiências agendadas para o período e o “Cejusc Família”, localizado no 1o. andar do fórum Des. Euza Naice de Vasconcellos teve 180 sessões conciliatórias agendadas. Os dois fóruns estão localizados no bairro de São Francisco, zona Sul de Manaus.
No Judiciário Estadual, os dois Cejuscs compõem a estrutura do Sistema Permanente de Mediação e Conflitos (Sispemec), que sob a presidência do desembargador Délcio Luís Santos, projeta, executa e coordena ações de estímulo à resolução de demandas – judicializadas ou na etapa pré-processual – por meio da utilização de métodos adequados, tais como a mediação e a conciliação.
Cejusc Cível
Conforme o coordenador do “Cejusc Cível”, juiz Roberto Santos Taketomi, a Semana Nacional da Conciliação é um período oportuno para reforçar e consolidar cada vez mais a prática, enquanto método adequado de resolução de conflitos. “A conciliação é o meio mais rápido, eficiente, justo e democrático para a solução dos conflitos. Digo que é democrático porque a conciliação é construída pelas próprias partes na busca de soluções. Nesta semana de esforço concentrado, o Cejusc esteve com uma equipe robusta e treinada para dar todo o apoio necessário às pessoas que buscam, através do meio alternativo da composição através da conciliação, a solução e a pacificação de seus conflitos”, apontou o juiz Roberto Santos Taketomi.
Cejusc Família
O coordenador do “Cejusc Família”, juiz Gildo Alves de Carvalho Filho, acrescentou que a prática da conciliação consolidou-se no Poder Judiciário brasileiro, sendo estimulada e realizada a qualquer período do ano. Segundo o magistrado, a Semana Nacional da Conciliação é um momento oportuno para reforçar o método e impulsionar a realização de audiências.“No Cejusc Família, assim como no Cejusc Cível, a conciliação é uma prática diária e a “Semana Nacional da Conciliação”, desde que surgiu, tem o objetivo de mobilizar, sensibilizar o sistema de Justiça e os usuários deste sistema, à compreensão da importância desta modalidade de resolução de conflitos através do diálogo. A campanha, portanto, intensifica a prática, com este objetivo maior”, destacou o juiz Gildo Alves de Carvalho Filho.
Colaboração
Colaborando com o mutirão de audiências realizado pelo Cejusc-Cível, o defensor público Péricles Souza exaltou os objetivos pretendidos com a realização da Semana Nacional da Conciliação e comentou que os métodos alternativos de resolução de conflitos são imprescindíveis. “A Defensoria Pública Estadual prima para que as partes cheguem a uma composição antes mesmo de se iniciar um processo judicial, mas quando isso não é possível e a demanda é judicializada, estamos a todo momento buscando que as partes busquem essa composição, pois essa é a maneira mais rápida e eficiente para se chegar à solução de um conflito”, citou o defensor público Péricles Souza.
Semana da Conciliação no Amazonas
A Semana Nacional da Conciliação é uma mobilização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e trata-se de uma campanha por meio da qual os Tribunais Estaduais, Federal e do Trabalho designam magistrados, servidores, estagiários e colaboradores para a realização de audiências conciliatórias. Neste ano de 2021, a “Semana” chegou à 16a. edição tendo como tema: “Conciliação: Mais tempo para Você”.
No Amazonas, sob a coordenação da Corregedoria-Geral de Justiça, 10.991 audiências foram pautadas para o período, sendo 4.755 agendadas para ocorrer na Comarca de Manaus 6.236 nas Comarcas do Interior.
Afonso Júnior
Fotos: Raphael Alves
SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: [email protected]