Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Corregedoria de Justiça anuncia fiscalização em todos os dez cartórios de registro civil das pessoas naturais da capital
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Canal da Justiça

Corregedoria de Justiça anuncia fiscalização em todos os dez cartórios de registro civil das pessoas naturais da capital

24/03/2021
Compartilhar

Anunciadas nesta terça-feira (23), correições nas dez unidades extrajudiciais serão realizadas com a utilização de ferramentas tecnológicas.


A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) anunciou que dará início, nos próximos dias, a correições/fiscalizações ordinárias em todos os dez Ofícios de Registro Civil das Pessoas Naturais de Manaus. Os procedimentos foram anunciados nesta terça-feira (23) pelo Poder Judiciário e em virtude da pandemia serão realizados com a utilização de ferramentas tecnológicas.

Com o referido procedimento, a Corregedoria de Justiça cumpre uma de suas atribuições, tendo como base o art. 236 § 1.º da Constituição Federal, o qual menciona que compete ao Poder Judiciário fiscalizar os serviços de notas e registros públicos.

Em decorrência da pandemia, as correições/fiscalizações aos cartórios do Amazonas pela modalidade virtual foram iniciadas no de 2020 como ação-piloto e serão consolidadas, segundo órgão judiciário, neste ano de 2021. As referidas correições com procedimentos tecnológicos foram estabelecidas pelo Provimento 379/2020-CGJ/AM e são realizadas com os mesmos rigores das auditorias presenciais.

Nesta forma excepcional de correição — em função da pandemia — as unidades extrajudiciais, quando fiscalizadas, são requisitadas a apresentar, por exemplo: cópias de documentos que instruíram os atos praticados; documentos fiscais, trabalhistas, tributários e classificadores obrigatórios e outros necessários à instrução dos trabalhos.

A inobservância do prazo de envio ou encaminhamento de documentações de forma incompleta poderão ensejar, segundo o Provimento 379/2020, a instauração de procedimento próprio para apurar eventual conduta irregular.

Ao assinar o Provimento 379/2020, a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Nélia Caminha, destacou que “as correições nas serventias extrajudiciais perfazem metodologia que garante a verificação da forma como serviço está sendo prestado, além de servir como instrumento didático para promoção de excelência e padronização no atendimento ao público”.

Conforme o juiz-auxiliar da CGJ/AM, Igor Campagnolli, a modalidade de correição virtual direcionada às serventias extrajudiciais foi projetada pela Corregedoria como uma forma de cumprir uma de suas atribuições mesmo no cenário de distanciamento social. “Realizamos correições por este formato no ano de 2020 e estamos consolidando o modelo em 2021, em um procedimento que deve chegar a todos os cartórios e demais serventias extrajudiciais”, afirmou o magistrado.

Além de favorecer o bom funcionamento dos cartórios e a gestão de excelência, as correições servirão como base para que a Corregedoria de Justiça conceda selos de qualidade às serventias com os melhores desempenhos.

O “Prêmio de Qualidade dos Cartórios Extrajudiciais” foi instituído pela atual gestão da Corregedoria-Geral de Justiça para incentivar a excelência na prestação dos serviços pelos cartórios. Com o Prêmio, de forma inédita no Amazonas, a CGJ/AM concederá, ao final de cada ano, selos “ouro”, “prata” e “bronze” às unidades extrajudiciais do Estado.

Fiscalizações anunciadas

Conforme anunciado nesta terça-feira (23) serão fiscalizados o 1.º Ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais de Manaus (localizado na Av. Epaminondas, Centro); o 2.° Ofício (Rua 10 de Julho, Centro); o 3.° Ofício (Av. Ferreira Pena, Centro); o 4.° Ofício (Av. Leopoldo Péres, Educandos); o 5.° Ofício (Av. Borba, Cachoeirinha); o 6.° Ofício (Rua Lourival Muniz, Glória); o 7.° Ofício (Rua Álvares de Azevedo, Compensa); o 8.° Ofício (Av. Constantino Nery, Chapada); o 9.° Ofício (Rua Dessana, Cidade Nova I e o 10.° Ofício (Av. Autaz Mirim, São José I).

Demais unidades terão as fiscalizações posteriormente anunciadas pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas.

 

 

Afonso Júnior
Foto: reprodução da internet (www.ccoge.com.br)

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Borba, Fiscalização, Manaus
Redação Informe Manaus 24/03/2021 24/03/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Canal da JustiçaManchete

Coordenadoria da Infância e da Juventude inicia as atividades do “Projeto Árvore Encantada 2022”

07/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM sediará a partir de quarta-feira (9) eventos nacionais da área da Infância e da Juventude

07/11/2022
Canal da JustiçaManchete

Poder Judiciário tem 48 processos pautados para o “Mês Nacional do Júri” na capital amazonense

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

Comarcas do interior em contagem regressiva para a Semana Nacional da Conciliação  

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM e Grupo de Monitoramento divulgam portarias sobre grupos de trabalho interinstitucionais

04/11/2022
Canal da JustiçaManchete

TJAM realizará eleições para cargos diretivos da instituição na próxima terça, dia 8 de novembro

04/11/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus