Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sepror realiza ‘Dia no Campo’ com agricultores orgânicos de Iranduba
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Sepror realiza ‘Dia no Campo’ com agricultores orgânicos de Iranduba

24/01/2020
Compartilhar

17:05 – 24/01/2020
FOTOS: Michell Melo e Fabiano Matos/Secom
Programa aproxima produtores rurais de gestores do setor primário
O Sistema Sepror iniciou, nesta sexta-feira (24/01), as atividades do “Dia no Campo”, programa da Secretaria da Produção Rural do Amazonas (Sepror) para aproximar o produtor rural dos gestores do setor primário do estado. A primeira edição de 2020 ocorreu em Iranduba e reuniu agricultores do município que produzem alimentos sem usar fertilizantes e agrotóxicos.
Os titulares da Sepror, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), além de técnicos da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), estiveram no Sítio São Paulo para conhecer a produção orgânica do local, que integra a Associação de Produtores Orgânicos de Iranduba (Apoi), e ouvir as demandas dos agricultores.
O secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, reiterou o compromisso da pasta com o desenvolvimento da agricultura orgânica e afirmou que a aproximação com o setor primário garante políticas para fomentar a produção.
“O ‘Dia no Campo’ busca aproximar os serviços públicos do produtor rural. Aqui pudemos observar que esses produtores estão crescendo e se desenvolvendo. Eles usam tecnologia, vimos sistemas de irrigação, mecanização agrícola, biofertilizantes e matéria orgânica da pecuária para melhorar a estrutura do solo. São produtores orgânicos, mas tecnificados, conseguem produzir com o grau de produtividade alta e de qualidade”, constatou o secretário de Produção Rural.
A diretora-presidente do Idam, Eda Maria Oliva, destacou que, apesar do órgão trabalhar diretamente com o produtor rural, a reunião do “Dia no Campo” reforça o caráter coletivo da agricultura familiar, especialmente a orgânica.
“Fornecemos um serviço de assistência técnica de produção rural que é transmitido através do contato entre o técnico e o agricultor. O ‘Dia no Campo’ é uma oportunidade de orientação coletiva. O Idam tem um projeto prioritário para a agroecologia, nós capacitamos 48 técnicos para que trabalhem com a comunidade local, pra que eles possam ser orientados”, explicou. O órgão está presente em todos os municípios do Amazonas e é responsável pela assistência técnica e extensão rural.
Para a presidente da Apoi, Walda Marina, a realização do “Dia no Campo” com os agricultores orgânicos é um reconhecimento aos esforços para produzir alimentos sem agrotóxicos.
“É uma satisfação muito grande receber todas as instituições porque eles reconheceram nosso trabalho. A gente já vem há um tempo trabalhando com orgânico e precisamos que isso seja reconhecido”, afirmou. Atualmente, 12 agricultores orgânicos produzem hortaliças, frutas e plantas alimentícias não convencionais em Iranduba.
Certificação – O Ministério da Aquicultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entregou, durante o “Dia no Campo” em Iranduba, certificação e declaração de cadastro de produtor orgânico a oito produtores da Associação dos Agricultores da Comunidade São Francisco de Assis, de Rio Preto da Eva.
Segundo a vice-presidente da associação, Etelvina Mota da Silva, 28 produtores trabalham com agricultura orgânica e outros sete agricultores estão aguardando a certificação.
“É muito gratificante. Buscamos, a cada dia, a transição para a agricultura orgânica. A agricultura convencional produz alimentos contaminados e o orgânico é um alimento limpo que chega para a mesa do consumidor, além de cuidarmos do meio ambiente. Pra nós é uma felicidade saber que viemos do convencional. Botar no prato alimento saudável, limpo e livre de agrotóxico é trazer saúde para quem consome”, afirmou a agricultora.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Abastecimento, agricultura, Amazonas, Defesa do Consumidor, Estado de São Paulo, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Iranduba, Meio Ambiente, Pecuária, Região Sudeste, Rio Preto da Eva, Saúde, Serviços, Tecnologia
Redação Informe Manaus 24/01/2020 24/01/2020
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas vai construir a 1ª Companhia Independente da Polícia Militar em Eirunepé

03/07/2025
Governo do Amazonas

Fundo Nacional de Segurança Pública aprova gestão de recursos feitos pela SSP-AM

02/07/2025
Governo do Amazonas

Queijarias assistidas pelo Idam são premiadas em evento nacional

02/07/2025
Governo do Amazonas

Ciama realiza Workshop sobre Integridade e Compliance e reforça compromisso com a ética na gestão pública

02/07/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 236 vagas de emprego para esta quinta-feira

02/07/2025
Governo do Amazonas

Em São Sebastião do Uatumã, demanda por crédito rural ultrapassa R$ 275 mil

02/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus