O titular da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior, participou hoje (10/08), de reunião com presidentes das Colônia de Pescadores e Pescadoras do Amazonas, em comemoração aos 100 anos da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA). O evento aconteceu no bairro Educandos, sob a coordenação do presidente Walzenir Falcão, com a presença de representantes de vários municípios amazonenses e estados de Rondônia, Mato Grosso do sul, Roraima e Amapá.
Petrucio Magalhães Júnior destacou a importância de uma entidade que completa 100 anos de existência firme e atuante como a CNPA. “Essa é uma instituição que merece todo o respeito da sociedade. E são vocês, pescadores e pescadoras, os produtores familiares, que irão resolver os problemas da fome no mundo. E quem diz isso não sou eu, é a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)”, disse Petrucio.
Petrucio aproveitou para informar que alguns entrepostos, como de Santo Antônio do Içá e de Tabatinga, estão agora sendo colocados à disposição dos pescadores, depois de 15 anos de espera e falou sobre as ações do Sistema Sepror em benefício do pescador.
“Temos crédito emergencial através do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que está sendo viabilizado. Temos ações de compras diretas do governo junto aos pescadores para atender famílias em vulnerabilidade social. Temos o Peixe no Prato que liga o pescador, o piscicultor, diretamente com o consumidor, vendendo um peixe mais barato”, concluiu Petrucio.
Em seu pronunciamento, Walzenir Falcão admitiu, que a entidade jamais poderia deixar passar a data sem o devido registro histórico pela passagem dos 100 anos da CNPA. Walzenir Falcão também destacou o apoio que o governo estadual tem dado hoje ao setor. “Quero dizer a todos do meu reconhecimento ao trabalho do governador, que tem mostrado uma atenção especial através da Sepror, principalmente com a ação de subvenção à pesca do Pirarucu”, disse.
O secretário executivo, Leocy Cutrin, destacou que as ações da Secretaria também estão voltadas para outras categorias da pesca.
“Quando se fala em pesca no Amazonas, temos também a pesca ornamental, pesca manejada, esportiva, a indústria do pescado, queremos estar mais perto do aquicultor. Estamos mais próximos do setor para ouvir suas reivindicações, suas críticas e, como estamos ouvindo agora com satisfação, os elogios pelo trabalho realizado”, lembrou Cutrim.
O deputado federal Sidney Leite, o deputado estadual Adjuto Afonso e a professora Maria Angélica Corrêa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) também participaram da reunião.