Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Secretaria de Educação e ADS distribuem kits de alimentação escolar a estudantes de Iranduba e Cacau Pirêra
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação e ADS distribuem kits de alimentação escolar a estudantes de Iranduba e Cacau Pirêra

09/12/2020
Compartilhar

18:29 – 09/12/2020





Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

Membros do Unicef acompanharam a distribuição do benefício, nesta quarta-feira (09/12)
 Seu prato diário tem verduras e legumes frescos? Os de mais de 4 mil alunos, do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) do distrito de Cacau Pirêra, têm. Isso é possível devido à parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), que está distribuindo kits com itens da agricultura familiar, para a extensão do cardápio escolar, para as casas dos estudantes da rede estadual.
 Nesta quarta-feira (09/12), a produção e distribuição dos kits foi acompanhada por membros do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que aproveitou para conversar com os pais e responsáveis sobre o benefício dos insumos na alimentação das crianças.
A dona de casa Marlen Silva, de 57 anos, foi uma das beneficiadas. A neta dela, Adriely Amorim, 9, cursa o 3º ano na Escola Estadual (EE) Elias Nóvoaz Alvarez e recebeu um kit com 12 itens.
 “Recebi um kit do ‘Merenda em Casa’, depois outro de verduras e, agora, mais esse. Nós somos quatro pessoas lá em casa e esses kits ajudaram muito, porque meu marido está desempregado e eu também estou sem trabalho, pois faço serviço doméstico e não consegui mais, então, ajudou demais lá em casa”, afirma a dona de casa.
Quem também saiu feliz com o kit do filho foi a dona de casa Gleici Maria Santos, 44. Ela e o filho José Ricardo dividem a casa com outras três pessoas e diz que toda ajuda é bem-vinda. “Foi ótimo, tudo novinho, em perfeitas condições, em perfeito estado. Eu me sinto privilegiada por receber um kit desse, porque muitas pessoas precisam e não têm, não está sendo fácil. Quando cheguei em casa, com o primeiro kit, meu filho já pediu pra fazer um feijão com bastante verdura”, entrega.
Os kits variam de acordo com a sazonalidade e a produção dos agricultores. Os entregues, nesta quarta, contêm: melancia, banana, abacaxi, mamão, feijão de metro, maxixe, batata doce, limão, pimentão, couve, jerimum e cheiro-verde. Ao todo, 90 toneladas de insumos serão distribuídas em Iranduba e Manacapuru, tanto nas escolas quanto para as famílias levarem para casa.
Em Iranduba, por exemplo, são 4.724 alunos beneficiados, das cinco escolas da rede pública. O assessor do Núcleos de Atendimento Pedagógico Especializado (Nape), Alan Girão, explica que o orçamento de R$ 40 milhões foi reduzido devido à pandemia e foi investido R$ 15 milhões para levar alimentação escolar.
“A gente teve vários momentos, como o ‘Merenda em Casa’, que foi o primeiro a ser distribuído, mais os alimentos vindos do Prema, com recurso federal. O material excedente nas escolas está sendo distribuído para os alunos, para que eles possam consumir nas suas casas”.
O diretor-presidente da ADS, Sérgio Litaiff Filho, diz que a Agência é a responsável pela operacionalização do programa de distribuição de alimentos, realizado por Chamada Pública e que beneficia dois nichos importantes.
 “Um dos nichos é o de produtores rurais e o outro são os alunos, que recebem alimentos de qualidade, com segurança alimentar e produzidos no Amazonas, gerando emprego, produção e renda para os homens do campo e dá a possibilidade para os alunos terem alimentos e qualidade, que resgatam os hábitos alimentares do nosso estado”, observa Filho.
Unicef – A consultora para Saúde e Nutrição do Unicef em Manaus, Neideana Ribeiro, conta que a Fundação apoiou a iniciativa do governo do Amazonas em levar alimentação para os alunos durante a suspensão de aulas presenciais e que a alimentação é um dos pilares do Unicef.
“Quando soubemos da ação da Secretaria de Educação para garantir os direitos da criança, a gente quis acompanhar e parabenizar a iniciativa, pensando que a alimentação é um direito da criança e, por conta da pandemia, muitas vezes está sendo negligenciada e negada. A gente parabeniza a Secretaria e a ADS pela iniciativa. Valorizar a alimentação regional e os produtores faz com que a alimentação seja mais nutritiva. Muitas vezes a escola é o único lugar onde a criança se alimenta e estender isso para as casas, nesse momento, é muito importante”, avalia a consultora.

Reportar Erro



[embedded content]


Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Iranduba, José Ricardo, Manacapuru, Manaus
Redação Informe Manaus 09/12/2020 09/12/2020
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Ações do Governo do Amazonas em saneamento básico são apresentadas em workshop promovido pelo MIT

11/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza pagamento para 96 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000

11/07/2025
Governo do Amazonas

“Amor em Canções”: Camerata de Violões e Canto Popular encantam o público em concerto no Teatro da Instalação

11/07/2025
Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Cidade de Deus

11/07/2025
Governo do Amazonas

Comitê Técnico-Científico do Governo do Amazonas apresenta workshop sobre a situação hidroclimática e tecnologias para o enfrentamento de eventos climáticos e ambientais

11/07/2025
Governo do Amazonas

Corpo de Bombeiros atende primeira ocorrência com drone desenvolvido para combater incêndios

11/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus