Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Queda no número de crimes contra crianças e adolescentes em Manaus está ligada ao isolamento social, segundo delegada
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Queda no número de crimes contra crianças e adolescentes em Manaus está ligada ao isolamento social, segundo delegada

14/07/2020
Compartilhar

A capital amazonense teve redução de 38% nos registros de crimes cometidos contra crianças e adolescentes no primeiro semestre de 2020. Foram 5.237 de janeiro a junho deste ano, contra 8.478 registros em igual período do ano passado, conforme dados do Sistema Integrado de Segurança Pública. A queda, no ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos, está ligada à quarentena neste período de pandemia do novo coronavírus, conforme a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
Titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), a delegada Joyce Coelho diz que o isolamento social contribuiu significativamente para a redução nos registros, uma vez que estes crimes – a exemplo da violência contra mulheres – têm na própria casa, um dos principais locais.
“Os crimes contra crianças e adolescentes são praticados, na sua maioria, por familiares. Então, quer dizer que elas ficaram em isolamento com seus agressores. A criança quando é abusada por familiares só fala sobre o crime em ambientes externos, como na escola, por exemplo”, disse a delegada.
Desde o início da pandemia, também houve menos relatos destes crimes ao Departamento de Prevenção à Violência (DPV) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Nas ações voltadas a este público, nas escolas, as vítimas falavam sobre os crimes. Com a pandemia, as ações foram reduzidas e o departamento segue com atendimentos psicossociais, conforme o coordenador do DPV, capitão Diego Paiva.
“Damos acompanhamentos psicossociais às crianças. Muitas vezes, esse atendimento, na Secretaria, é continuidade de um atendimento feito nas escolas. Nos casos mais graves, a gente dá apoio e aciona a escola para fazer acompanhamento, bem como o Conselho Tutelar também”.
ECA – Nesta segunda-feira (13/07), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) comemorou 30 anos. “O grande avanço do Estatuto foi personificar a criança e o adolescente como sujeitos de Direito. Como órgão de defesa e responsabilização de Polícia Judiciária, a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente atua diariamente no combate aos crimes descritos no ECA. Defendemos que mais direitos sejam agregados a esse estatuto tão importante”, disse a delegada Joyce Coelho.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, SSP-AM
Redação Informe Manaus 14/07/2020 14/07/2020
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Procuradoria Jurídica e Natjus ganham espaço revitalizado e ampliado na SES-AM

02/07/2025
Governo do Amazonas

Seap-AM destaca resultado positivo durante 8ª fase da Operação Mute

02/07/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Governo do Amazonas entrega kits de alimentação para dez instituições sociais do municípioParintinsFestival de Parintins 2025: Governo do Amazonas entrega kits de alimentação para dez instituições sociais do município

02/07/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: SSP-AM registra redução em furtos e aumento de prisões

02/07/2025
Governo do Amazonas

Realizado pelo Governo do Amazonas, Festival de Parintins 2025 registra recorde de público, com mais de 120 mil visitantes

02/07/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Detran-AM finaliza operação com saldo positivo

02/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus