Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Projeto de contação de história tem edição on-line pelo Museu Amazônico nesta sexta-feira, 17
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
UFAM

Projeto de contação de história tem edição on-line pelo Museu Amazônico nesta sexta-feira, 17

16/04/2020
Compartilhar

Por Sebastião OliveiraEquipe Ascom Ufam
 
Em edição especial, por conta da suspensão das atividades presenciais , o “Projeto de Contação de História: Te conto no Museu” será em formato on-line, em live pelo Instagram, na próxima sexta-feira, 17, às 14h, pelo Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O projeto objetiva estabelecer um diálogo sensível com o público, a partir da literatura e do uso da biblioteca como espaço de produção de conhecimento. O Museu fica localizado na Avenida Ramos Ferreira, 1036, Centro.
Para essa edição, a bibliotecária Ketty Nunes mediará à sessão de leitura. A contadora de história se graduou no curso de Biblioteconomia da Ufam. Atualmente, servidora pública e idealizadora da Kuau Experiências Formativas, cuja finalidade é promover atividades relacionadas à biblioterapia de desenvolvimento pessoal e as culturais. “A expectativa é grande”, disse a diretora da Divisão de Difusão Cultural, pedagoga Carolina Brandão, que pretende, na ocasião, transmitir uma mensagem de esperança ao público que irá assistir e assegurou que irá dar continuidade ao projeto neste formato.
A diretora conta que o projeto surgiu a partir da sugestão de Katty Nunes, durante seu estágio no Museu que, juntamente com a diretora, concretizaram a ideia, fazendo o pré-lançamento em novembro de 2019, no qual foi observado o interesse e entusiasmo do público presente em participar da atividade. No entanto, a pedagoga acredita que “não é possível afirmar que viraram leitores, constituído por alunos da rede pública de ensino, mas, certamente, foram tocados pelo universo mágico da literatura e da ida ao Museu”.
Carolina Brandão entende que, dentro das diretrizes do Museu Amazônico, a contação de história é uma expressão cultural aberta, em que a participação de diferentes públicos e faixas etárias, podem estar juntas no momento da narração. A pedagoga disse que o contador ajusta a linguagem, sem distinção de perfis, fazendo com que haja maior interação da atividade desenvolvida pelo projeto. De acordo com a ela, a programação para o ano de 2020 foi delineada em sessão mensal, no entanto, com a pandemia do covid-19, passou-se a pensar em transmissão on-line.
Segundo a diretora, “a intenção é tornar o Museu Amazônico em um espaço dinâmico pelo qual extrapole os muros da universidade e se abra as demandas sociais, possibilitando ao acesso à Arte e à Ciência para o desenvolvimento do conhecimento, refletido na solidariedade humana”, a diretora destacou ainda que “a iniciativa deve provocar emoções, promover a valorização da cultura, do saber científico, ajudar o visitante a criar laços afetivos com o Museu e com a Universidade”.
Para Katty Nunes, a importância dada ao projeto vem da relativa aproximação entre o “espaço/cultural” e a sociedade, mostrando que esse é um lugar para todos, desfazendo daquela ideia de que o museu é um ambiente de “coisas velhas”. Por outro lado, Nunes disse que “a contação de história é importante para todas as idades, e para cada fase, essa ação cumprirá um objetivo, se for para o público infantil, trará divertimento e aprendizado. Para o público mais jovem e adulto, as histórias podem trazer identificação, reflexão, aprendizado, ressignificação, e, por que não dizer, momentos de diversão e fruição.”
“Outro ponto é fazer desse momento – Te conto no Museu – um espaço de compartilhamento de vivências, troca de aprendizado e empatia com a história alheia, nos momentos de escuta, uma prática super necessária nos dias atuais”, finalizou a bibliotecária Katty Nunes.
 
 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Universidade, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Redação Informe Manaus 16/04/2020 16/04/2020
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

DestaqueGeralMancheteNoticias CapaUEAUFAM

Corte nas verbas da Educação

07/12/2022
MancheteUFAM

Governo do Amazonas investe em novo modelo de gestão e informatização da coleção de peixe da Ufam

18/06/2022
DestaqueUFAM

Acadêmicos da Ufam visitam núcleo do RespirAr na Vila Olímpica

08/06/2022
DestaqueUFAM

Semana da Cultura do Café se encerra com dia de campo na Fazenda Experimental da Ufam

23/05/2022
DestaqueSaúdeUFAM

Fuam exibe aula on-line sobre assistência de enfermagem em hanseníase para estudantes da Ufam

02/06/2021
DestaqueFapeamUFAM

Projeto para modernização de coleção de peixes regionais tem apoio da Fapeam

20/05/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus