Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Órgãos do Estado participam de Workshop para planejar ações contra queimadas para 2021
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Órgãos do Estado participam de Workshop para planejar ações contra queimadas para 2021

10/12/2020
Compartilhar

19:58 – 10/12/2020





Foto: Lindemberg Cavalcante/SSP-AM

Órgãos do Sistema Estadual do Meio Ambiente, de Segurança Pública do Amazonas e instituições federais estiveram reunidos, nesta quinta-feira (10/12), para um Workshop de Avaliação das Operações Verde Brasil e Curuquetê 2, que atuaram no combate ao desmatamento e às queimadas ilegais no estado em 2020. A proposta do encontro, que segue até a sexta-feira (11/12), é avaliar os resultados obtidos neste ano e iniciar o planejamento das estratégias de atuação para 2021.
O encontro reúne membros da Casa Militar, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), da Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), além de representantes do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Amazonas.
Entre as instituições federais participantes estão o Exército Brasileiro e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O evento também conta com a participação de órgãos de controle do Amazonas, como a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Ministério Público Federal (MPF).
Segundo a secretária adjunta de gestão ambiental da Sema, Christina Fischer, o Workshop resultará no esboço de um plano integrado de ações para o próximo ano, a partir das percepções das equipes atuantes na força-tarefa.
 “Conter o avanço do desmatamento e das queimadas ilegais tem se imposto como um dos maiores desafios da gestão pública e, por isso, é uma das prioridades atuais do Governo do Amazonas. Parte dessa atuação inclui agora a avaliação do trabalho que nós realizamos, identificando as falhas e ajustando as demandas de todas as instituições, para termos um trabalho integrado mais efetivo em 2021”, explicou.
A Operação Curuquetê 2 teve início no dia 16 de junho e finalizou as atividades do ano em 27 de novembro. Durante o período, as atividades estiveram concentradas, sobretudo, nos municípios da região Sul do Amazonas, que concentraram 66% dos focos de calor registrados em 2020 e 85% dos alertas de desmatamento emitidos pelo Sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A ação do Estado acontece em articulação com a Operação Verde Brasil 2, deflagrada pelo Governo Federal, por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO). No Amazonas, as equipes seguem em campo, tanto no Sul do estado como na Região Metropolitana de Manaus (RMM).
Balanços e perspectivas – Neste primeiro dia de Workshop, cada órgão envolvido apresentou um balanço das atividades realizadas, além dos pontos positivos e negativos do trabalho executado. A secretária Christina Fischer destacou que, apesar dos índices negativos para o Estado, o Amazonas tem condições de atingir as metas propostas no Plano de Prevenção e Controle ao Desmatamento e Queimadas do Estado (PPCDQ).
“A meta do PPCDQ é diminuir o desmatamento no Amazonas em 15% até 2022, a partir da taxa de 2019. Apesar de fecharmos esse ano em alta, em 2019 nós tínhamos um aumento de 37% em relação ao ano anterior e, agora, esse aumento foi de 6%. Obviamente não podemos comemorar, mas mostra que estamos no caminho certo”, pontuou.
O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, enfatizou o aprimoramento da integração entre os órgãos estaduais e federais como determinante para o próximo ano. “Neste ano houve uma composição de esforços, com as equipes de Comando e Controle do Estado somando nesse processo conosco, para aprimorar a parte de Logística e Inteligência das ações. É importante que a gente aprimore ainda mais essa integração para estabelecer um novo marco para o ano que vem”, disse.
 Para o coronel Louismar Bonates, secretário da SSP-AM, é necessário que as equipes participantes das ações de fiscalização e combate estejam em campo ainda mais cedo. “Nesse ano nós começamos dois meses antes com relação à primeira etapa da Operação Curuquetê, em 2019. Mas é preciso que esse seja um trabalho contínuo, com início ainda no primeiro semestre. Por isso o planejamento desde agora das nossas ações”, afirmou.
Pela primeira vez participando da Operação, o secretário executivo adjunto de planejamento e gestão integrada, coronel Hermes Macedo, ressaltou o compromisso assumido pela pasta. “Nossa função é dar apoio para que todas as instituições participantes atuem de forma alinhada com toda a estrutura de Governo. Nesse sentido, a Seagi vem colaborar com uma coordenação estratégica mais específica, montando Centros Integrados de Comando e Controle no Sul do Amazonas, para melhorar nossos resultados”, exemplificou.
O procurador-chefe da Procuradoria do Meio Ambiente, Daniel Pinheiro Viegas, destacou a importância do diálogo entre as instituições. “A partir da Procuradoria do Estado eu pude testemunhar as dificuldades impostas no estado no combate às queimadas. Esse Workshop é uma demonstração de que não são ações feitas sem pensar. Esse planejamento é um momento importante de avaliação e, sobretudo, de construção”, contou.
 Nesta quinta-feira (10/12), um debate encerrou as atividades do Workshop, que segue na manhã desta sexta-feira (11/12), com a construção do planejamento integrado para 2021.

Reportar Erro



[embedded content]


Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Bombeiros, Estado do Amazonas, Fiscalização, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Meio Ambiente, Polícia, Polícia Militar, Segurança Pública
Redação Informe Manaus 10/12/2020 10/12/2020
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas recebe reforço com posse de mais 67 aprovados em concurso

04/07/2025
Governo do Amazonas

Virada Amazônica une teatro, sustentabilidade e saberes tradicionais em Manaus e comunidades ribeirinhas

04/07/2025
Governo do Amazonas

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas conecta pesquisadoras e empreendedoras com C&T

04/07/2025
Governo do Amazonas

Festival internacional de jazz transforma Manaus em palco de grandes nomes da música brasileira e mundial

04/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza mais de 470 entregas de cadeiras de rodas no primeiro semestre de 2025

04/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas investe recursos para apoiar a realização da 8ª Feira do Queijo de Autazes

04/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus