Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: MPF, MPT e MP/AM recomendam que Ministério da Saúde fiscalize medidas adotadas pelo governo do AM no combate à covid-19
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Ministério Público Federal do Amazonas

MPF, MPT e MP/AM recomendam que Ministério da Saúde fiscalize medidas adotadas pelo governo do AM no combate à covid-19

23/04/2020
Compartilhar

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) recomendaram ao ministro da Saúde a realização emergencial de ações de acompanhamento, auditoria e controle das medidas adotadas pelo governo do Amazonas no combate à pandemia de covid-19 e a atuação direta do Ministério da Saúde nas ações de vigilância epidemiológica e sanitária e no atendimento em saúde relativos à pandemia, caso identifique irregularidades e a incapacidade do Estado do Amazonas para corrigir as ações.

Na recomendação, os órgãos indicam que o Ministério da Saúde deve acompanhar, especialmente, a eficiência, a economicidade e a regularidade das medidas adotadas para ampliação de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a utilização de recursos do Fundo Estadual de Saúde (FES) para a locação de prédio da Fundação Nilton Lins e inauguração do local sem a mínima estruturação com leitos, insumos e recursos humanos.

As providências empreendidas pelo governo do Amazonas para a proteção dos profissionais de saúde, em especial no que se refere à distribuição e higienização de equipamentos de proteção individual (EPIs), à testagem dos profissionais para covid-19 e a realocação dos profissionais em situação de maior vulnerabilidade em atividades de menor risco também devem ser verificadas pelo Ministério da Saúde, assim como os fluxos de atendimento para o tratamento adequado dos pacientes.

O MPF, o MPT e o MP-AM recomendam também ao Ministério da Saúde a atuação direta no atendimento em saúde no Amazonas se concluir que os fluxos de atendimento e a estrutura estabelecida pelo governo estadual são inadequados e que o Estado do Amazonas não tem capacidade para promover a imediata correção, garantindo a assistência da população amazonense.

A recomendação foi encaminhada ontem (22) ao ministro da Saúde e estabelece prazo de três dias para resposta. O ofício com a recomendação foi enviado ao ministro da Saúde pela coordenadora finalística do Grupo Integrado de Acompanhamento da Epidemia Covid-19 (Giac) do MPF, subprocuradora-geral da República Célia Regina Souza Delgado.

Situação caótica no Amazonas – No documento encaminhado ao Ministério da Saúde, o MPF, o MPT e o MP-AM apontam a situação caótica do sistema de saúde público do Amazonas, noticiada de maneira ampla em todo o país, com registros de permanência de cadáveres nos corredores do Pronto-Socorro João Lúcio, junto a outros pacientes em tratamento, e da utilização de saco plástico na cabeça de paciente que aguardava transferência para UTI, diante da ausência de equipamento adequado.

A recomendação menciona também fiscalizações realizadas pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) nos dias 15 e 16 de abril que, entre outras situações, identificou a insuficiência de profissionais para atendimento no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) São Raimundo e sobrecarga de trabalho e problemas estruturais no SPA Zona Sul, incluindo falta de segurança, de limpeza e más condições de armazenamento de medicamentos.

O Amazonas é um dos estados brasileiros mais afetados pela covid-19, com altíssima taxa de contaminação e elevado número de óbitos. De acordo com matéria publicada pela BBC em 16 de abril, o Amazonas tem a pior concentração de casos entre os estados brasileiros: 323,7 a cada milhão de habitantes – quase o triplo da média nacional, de 111/milhão. Além disso, o interior do estado não dispõe de leito de UTI, o que concentra o atendimento da população amazonense na capital.

De 1º de janeiro a 21 de abril deste ano, o Ministério da Saúde repassou R$ 194.832.099,32 ao Fundo Estadual de Saúde do Amazonas. Deste valor, R$ 46.138.354,09 foram repassados especificamente para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

Além do repasse de valores, o Ministério da Saúde enviou profissionais de saúde, respiradores, equipamentos de proteção, kits para testagem e insumos médicos para auxiliar o Amazonas no combate à pandemia.

Conforme a recomendação do MPF, do MPT e do MP-AM, caso o Ministério da Saúde constate a incapacidade de gestão do governo estadual, deve promover medidas para que os recursos repassados ao Estado sejam ressarcidos à União, para evitar a má administração das verbas federais.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Ministério Público, MPF-AM, Procuradoria da República no Amazonas
Redação Informe Manaus 23/04/2020 23/04/2020
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Atuação do MPF em Tabatinga durante a pandemia marca depoimento da procuradora da República Aline Morais

30/08/2024

PORTARIA Nº 189

29/08/2024

PORTARIA Nº 187

28/08/2024

MPF publica versões em inglês e em linguagem simples de recomendação para suspensão de crédito de carbono/REDD+

28/08/2024

Explicação em linguagem simples – Recomendação nº 1/2024 – REDD

28/08/2024

Legal Recommendation No. 01/2024 – REDD

28/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus