O Ministério Público Federal (MPF) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) informam que foram realizadas inspeções em unidades de saúde no Amazonas que atuam no combate à pandemia de covid-19, entre os dias 19 e 21 deste mês de maio. As vistorias foram realizadas pelo Denasus para atender à Recomendação Conjunta nº 06/2020, expedida pelo MPF, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).
Também participaram das inspeções o Conselho Regional de Medicina, o Conselho Regional de Enfermagem, o Conselho Regional de Farmácia e a Vigilância Sanitária do Município de Manaus (Visa). Atuaram nas inspeções mais de trinta agentes públicos, os quais visitaram as seguintes unidades: Hospital Nilton Lins, Hospital Delphina Aziz, SPA São Raimundo, SPA Zona Sul, SPA José Lins, SPA Alvorada, HPS 28 de agosto, HPS João Lúcio, HPS Platão Araújo, Central Samu e Central de Medicamentos dos Amazonas (Cema).
Além das unidades mencionadas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Visa, em apoio ao Denasus, efetuaram a contagem de leitos e respiradores de outras unidades de Saúde públicas e privadas de Manaus.
Após a conclusão das inspeções, serão elaborados relatórios sobre a regularidade dos fluxos de atendimento, dos contratos celebrados pelo poder público e da destinação dos valores públicos e insumos para o combate à pandemia de covid-19.