A sociedade do Amazonas agora conta novos canais para acompanhar as principais atuações do Ministério Público Federal (MPF) no estado. O órgão lançou esta semana sua página oficial no Facebook, acessível pelo endereço fb.me/mpfamazonas, e o perfil oficial também no Instagram (@mpfamazonas), destinados a divulgar informações sobre a atuação da instituição no estado e conteúdos voltados para educação em direitos.
A ampliação dos canais diretos de comunicação do MPF com a sociedade amazonense foi motivada por várias circunstâncias do atual momento vivenciado no mundo: com a necessidade de isolamento social para conter os casos de covid-19, as pessoas passaram a necessitar ainda mais das conexões virtuais e do acesso à informação qualificada também nas redes sociais para exercerem corretamente seus direitos e combater os efeitos negativos das notícias falsas.
O perfil no Instagram e a página no Facebook vão abordar, semanalmente, conteúdos de notícias regionais publicadas pelo MPF no site e também conteúdos diversos com orientações gerais sobre os canais de denúncia do órgão, esclarecimentos de dúvidas sobre termos técnicos utilizados em processos e recomendações do MPF, vídeos e outros materiais educativos em direitos, além de campanhas e eventos da própria instituição e de órgãos e entidades parceiras, sempre de forma ilustrada e criativa.
Os novos canais se juntam ao perfil no Twitter, que já está ativo há mais de dez anos, e à página do MPF no Amazonas na internet para oferecer à população mais opções de conteúdo de qualidade para se informar e compartilhar com familiares e amigos com segurança, conforme explica o assessor-chefe de Comunicação da instituição, Raphael Cortezão. “As redes sociais são, mais do que nunca, os espaços de socialização onde os cidadãos atendidos pelo MPF convivem e de onde retiram parte importante das informações que tomam como verdade, por isso o órgão abraçou esse desafio e ampliou sua presença nas comunidades virtuais”, acrescentou.
Na apresentação de todos os perfis, o MPF esclarece que as redes sociais não são canais oficiais para envio de denúncias, representações e pedidos de informações. Para essa finalidade, o órgão disponibiliza diversos canais facilmente acessíveis pela internet: a página MPF Serviços, onde estão agregados os formulários para envio de representações, consultas a denúncias já apresentadas, protocolo de documentos e outros serviços, o aplicativo MPF Serviços, disponível para Android e iOS e o endereço de e-mail [email protected]. Caso precise tirar dúvidas ou obter orientações por telefone, o cidadão também pode ligar para (92) 2129-4690 ou (92) 2129-4691, no horário de 8h às 15h, de segunda a sexta-feira. Em razão da pandemia do novo coronavírus, os atendimentos presenciais na sede do MPF seguem suspensos.