Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Estado realiza levantamento de imóveis extras na área de intervenção do Prosamim, no Igarapé do 40
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Estado realiza levantamento de imóveis extras na área de intervenção do Prosamim, no Igarapé do 40

20/10/2020
Compartilhar

Os “extras” são imóveis que foram construídos após o levantamento das residências e o cadastramento das famílias que residem na área
Dando continuidade ao acompanhamento social e para o andamento das obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), o Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), iniciou, nesta terça-feira, 20, o levantamento dos imóveis extras construídos na área de intervenção do programa, no Igarapé do 40.
A ação consistiu em mapear famílias que fizeram ocupações após a conclusão do cadastramento da área de intervenção do programa. O levantamento dos imóveis e o cadastro das famílias, nesse trecho do Igarapé do 40, ocorreram entre os meses de junho a setembro de 2019.
O levantamento é realizado para identificar e mapear os locais onde os imóveis foram construídos. Após a demarcação dos mesmos, os assistentes sociais do Prosamim realizam uma notificação junto aos residentes, explicando que os imóveis foram erguidos após a conclusão do cadastramento da área e sobre a importância que esses imóveis sejam desocupados.
As assistentes sociais direcionam os residentes dos imóveis extras ao escritório local para a realização de requerimento de moradia ou uma reunião com a Comissão de Gerenciamento de Crise (COMCRI).
As reuniões da COMCRI têm o objetivo de solucionar os conflitos de moradias, a fim de solucionar problemas de moradores cedidos, moradores não proprietários e proprietários não moradores, assim como, analisar os casos dos imóveis extras.
Instituída por meio de portaria, a Comissão é integrada por representantes da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), além de lideranças comunitárias do Igarapé do 40, o chamado Grupo de Apoio Local (GAL), e famílias interessadas.
Durante a reunião com o comitê, afere-se se cabe ou não o atendimento com a realização do cadastro da família no programa, caso isso não ocorra, o residente irregular é notificado para fazer a desocupação do imóvel de maneira voluntária no prazo de cinco dias.
De acordo com a subcoordenadora do Setor Social do Prosamim, Viviane Dutra, o levantamento é fundamental para que os trabalhos de pré e pós-reassentamento sejam feitos, garantindo a continuidade das intervenções do programa e a segurança dos beneficiários.
“As ações de reassentamentos são fundamentais e extremamente necessárias para a gente fazer as intervenções de obras porque a gente só pode entrar com a máquina nas frentes de intervenção, quando a gente demonstra que não tem mais nenhum imóvel na localidade e que as famílias não estão mais em condições de risco, no local de intervenção”, conta Dutra.
Reassentamentos – Na área entre as avenidas Silves e a Maués, o Prosamim vai retirar 997 imóveis. Destes, o programa já realizou 636 pagamentos de soluções de moradias.
Atualmente, o Governo do Estado já investiu R$ 22 milhões com os beneficiários que foram cadastrados legitimamente e já foram atendidos pelo programa. Ao final das intervenções na área do Igarapé do 40, a estimativa é que sejam investidos R$ 44 milhões em reassentamentos.
Com as intervenções na área do Igarapé do 40, estima-se que mais de seis mil pessoas sejam reassentadas e se beneficiem de uma nova moradia.
Intervenções no Igarapé do 40 – As obras do Prosamim, que estão localizadas entre as avenidas Silves e Maués, contemplam drenagem no igarapé, saneamento no local e a mobilidade urbana com uma nova via interligando o Distrito Industrial ao Centro através da Manaus Moderna, além da criação de áreas verdes e de convívio social.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Silves
Redação Informe Manaus 20/10/2020 20/10/2020
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (05/07)

05/07/2025
Governo do Amazonas

Dia Internacional do Cooperativismo: Sepror investe em cursos e apoio técnico para produtores cooperados

05/07/2025
Governo do Amazonas

Corrida do Fogo terá ‘experiência bombeiro’ com tirolesa, passeio de viatura e tanques de crioterapia

05/07/2025
Governo do Amazonas

Teatro Amazonas: Trupe Ave Lola apresenta espetáculo premiado ‘Manaós – Uma saga de luz e sombra’

05/07/2025
Governo do Amazonas

‘NuAnces’ leva magia e ancestralidade ao Largo de São Sebastião neste sábado

05/07/2025
Governo do Amazonas

Centros de Convivência realizam festa ‘julina’ em Manaus

05/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus