Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: De doação de sangue a vacinação, Sejusc realiza ações para celebrar Dia Internacional dos Direitos Humanos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

De doação de sangue a vacinação, Sejusc realiza ações para celebrar Dia Internacional dos Direitos Humanos

10/12/2020
Compartilhar

19:39 – 10/12/2020





FOTO: Raine Luiz / Divulgação Sejusc

Secretaria também distribuiu preservativos e realizou testes rápidos HIV/IST’s
Nesta quinta-feira (10/12), data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou diversas atividades voltadas para todos os públicos, incluindo doação de sangue, vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e da Influenza B, além de testes rápidos de HIV/IST’s.
No Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipid), localizado na rua do Comércio s/n, Parque 10, zona centro-sul, foram realizadas ações alusivas à campanha “Dezembro Vermelho”, como teste rápido de HIV/IST’s, distribuição de preservativos masculinos e femininos, distribuição de material informativo e vacinação contra o vírus influenza. A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Policlínica Castelo Branco e Delegacia Especializada de Crime Contra Idoso (DECCI).
Na sede da Sejusc, localizada na Rua Bento Maciel, 02, Conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, zona centro-sul, uma parceria com a Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Amazonas (FHemoam), resultou em uma mobilização de doação de sangue, que foi bem recebida pelos servidores da Sejusc e outras pastas. Ao todo, 39 bolsas de sangue foram coletadas, o que pode ajudar até 156 pessoas.
 O secretário William Abreu, titular da Sejusc, destacou a importância de aderir à mobilização de doação de sangue destinada a manter os estoques da FHemoam em níveis estáveis, principalmente neste período de fim de ano.
 Ainda segundo o titular da pasta, a ação serve para reforçar o ato de doar uma bolsa de sangue. “Essa parceria com a FHemoam serve para mostrarmos a importância da vida. Doar sangue é um ato de amor ao próximo”.
 A secretária executiva dos Direitos da Pessoa Idosa da Sejusc, Franciane Alves, reforçou os cuidados da pasta com a população deste segmento no Estado. “A Sejusc sempre promove ações integradas para o idoso e para a família, levando em conta o alto índice de violação que ocorre no âmbito familiar”, disse.
A socióloga Suzete Camurça, responsável pela FHemoam, relembrou que, com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), somado ao final de ano, muitas pessoas não estão podendo doar, o que impossibilita a fundação de manter os níveis de bolsas de sangue estáveis.
 ”A doação de sangue é rápida, segura, feita por técnicos, com toda a assistência de enfermeiros e médicos para realizar a doação com segurança. O sangue é fracionado, é feita a separação dos hemocomponentes. Com a sua doação você pode salvar até quatro vidas”, ressaltou.
A servidora afirmou ainda que a FHemoam atende toda a rede pública e privada do Estado do Amazonas. “Por isso nossa demanda é sempre muito grande. Convocamos a todos novos doadores, aqueles que nunca doaram ou os que já doaram para fazer essa doação com regularidade”, completou.
 A estagiária Maria Clara Moura, 22, foi a primeira doadora desta quinta-feira (10/12). “Tenho medo de agulhas, mas acho que a situação é importante e isso não pode me impedir de doar sangue. Espero doar outras vezes”, disse.
 Onde doar – Em Manaus, os voluntários podem realizar suas doações de sangue no Hemoam, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h. A unidade está localizada na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, zona centro-sul.
 Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. É preciso estar bem alimentado e portar documento de identidade com foto. Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, e mulheres, até três vezes.
Também é possível doar no Posto de Coleta que funciona na Maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, São José I, zona leste. O horário de funcionamento é das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.

Reportar Erro



[embedded content]


Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Vacinação
Redação Informe Manaus 10/12/2020 10/12/2020
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Redenção

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (03/07)

03/07/2025
Governo do Amazonas

Galeria do Largo celebra 20 anos com exposição lúdica do Coletivo Diálogos Artísticos

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima anuncia pacote de medidas para apoiar produtores rurais de Apuí

03/07/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: ‘Recicla, Galera’ supera meta e destina mais de 10 toneladas de resíduos à reciclagem

03/07/2025
Governo do Amazonas

Teatro Amazonas recebe concerto com obra inédita de Alexandre Guerra e cantata de Prokofiev

03/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus