O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador André Luiz (PTC), alerta os consumidores de Manaus para não serem enganados com as compras realizadas durante a promoção da black friday, que já estão sendo acontecendo desde o início do mês de novembro e serão intensificadas na última sexta-feira do mês, 29 de novembro.
Segundo o vereador a principal orientação dada aos consumidores é verificar se o preço anunciado está mesmo com desconto. “É importante que a pessoa saiba o valor real do produto, acompanhe esse preço antes de começar a promoção, para saber se o preço anunciado na black friday tem realmente desconto e vale a pena comprar”, orienta.
Ele também chama a atenção para o fato de que em alguns casos o produto se encontra com um preço na prateleira e quando o consumidor vai pagar é cobrado um valor mais alto. “Nesse caso o consumidor tem o direito de pagar o valor que está na prateleira, no encarte ou na propaganda”, informa.
O vereador também chama a atenção para as compras online, nas quais o consumidor tem os mesmos direitos de quem efetua compras em lojas físicas. Ele destaca o direito do comprador receber o produto no prazo estabelecido no ato da compra. “Se a empresa vendedora dá um prazo para entrega do produto ela precisa cumprir esse prazo, caso contrário estará ferindo o direito do trabalhador”, esclarece.
Ele também destaca que se pessoa adquiriu algum produto ou serviço e se arrepender da compra, ela tem o direito à restituição do valor pago na compra. “É direito do consumidor se arrepender de uma compra. Nesse caso ele volta na loja onde fez a negociação, devolve o produto e tem o direito de receber seu dinheiro de volta”, assegura.
Comissão
Os consumidores que tiverem problemas em qualquer relação de consumo e não obtiverem sucesso na busca de solução, podem procurar a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus, localizada na rua Padre Agostinho Caballero Martin, 850, Santo Antônio. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
O cidadão deve apresentar documentação pessoal, comprovante de residência e a documentação relativa à compra de produto ou serviço com os quais está tendo problemas. A equipe da Comissão está preparada para orientar e buscar uma solução para o caso.
Texto: Francismar Lopes – Dircom/CMM
Fotos: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM