A Oca do Conhecimento Puraquequara, espaço criado pela Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), do Tribunal de Justiça do Amazonas, e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), comemorou nesta quinta-feira (25) seis anos de atividades. O espaço de aprendizado sobre o meio ambiente está localizado na comunidade Bela Vista, zona Leste e, além da Semed, também possui parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e com o Liceu de Artes Cláudio Santoro.
A Oca do Puraquequara realiza as atividades com 66 menores de 6 a 17 anos, oriundos da rede pública de ensino e que estejam regularmente matriculados e frequentando a escola. No espaço, os estudantes têm aulas sobre educação ambiental, de música com ukulele e teatro.
O juiz titular da Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias, Adalberto Carim Antonio, aproveitou o momento de comemoração para agradecer as parcerias e exaltar as atividades do espaço gerenciado pela Semed. “Foi uma comemoração simples, mas muito significativa. Esta parceria com a Semed é de extrema relevância, porque aqui as crianças são informadas da importância do meio ambiente e do bioma amazônico. Criada na periferia, onde as politicas ambientais não são muito privilegiadas nem consideradas como prioritárias, a Oca do Conhecimento atua para a conscientização das crianças sobre o impacto que o ser humano pode causar ao atuar em desarmonia com a natureza”, afirmou o magistrado.
A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Araújo, explicou que a Oca do Puraquequara é um espaço muito especial e contribui para o desenvolvimento do cidadão e para a comunidade que atende. “O diferencial desta Oca é a localização. Ela está situada à beira do lago Puraquequara, um espaço propício para trabalhar a conscientização ambiental, aliado ao processo educacional, atendendo às escolas que estão no entorno da unidade, como nos determina o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto”, comentou a subsecretária.
A Semed coordena quatro unidades da Oca do Conhecimento, três localizadas na zona Leste e uma na zona Oeste, que fica dentro do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) e tem a gestão compartilhada com o Exército brasileiro. No total são atendidos mais de 150 alunos.
“Todos os espaços oferecem atividades de música; teatro; dança e sensibilização ambiental, no cuidado e reaproveitamento dos resíduos da nossa cidade e no combate às queimadas urbanas e tantos outros problemas ambientais que vivenciamos”, explicou a coordenadora da Oca, Gina Gama.
A amazonense Maria Alzira Teixeira Lopes, mora há mais de dez anos nos Estados Unidos e é mestranda em Administração Pública da Universidade Estadual da Georgia e esteve no evento para conhecer o local, alvo de estudo para ela. “Meu projeto de graduação está sendo desenvolvido junto ao trabalho realizado pelo dr. Adalberto Carim e pela coordenadora das Ocas, dra. Gina Gama. Estar aqui é maravilhoso e fiquei encantada com as atividades desenvolvidas aqui de forma pioneira e inovadora nessa área. Vejo com otimismo o que ainda pode ser feito, pois meu trabalho tem como objetivo criar nas Ocas do Puraquequara um espaço verde, transformando em uma escola verde que atende aos parâmetros e pilares de sustentabilidade”, explica a mestranda.
Texto: Sandra Bezerra (TJAM) e Érica Marinho (Semed)
Fotos: Érica Marinho (Semed) e Aldrin Frank (Vemaqa)
Revisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6831
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.