Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Toffoli destaca atuação da AGU no combate à corrupção em aula magna para advogados públicos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Toffoli destaca atuação da AGU no combate à corrupção em aula magna para advogados públicos

28/08/2019
bancoImagemSco AP 421810
Compartilhar

Toffoli destaca atuação da AGU no combate à corrupção em aula magna para advogados públicos

bancoImagemSco AP 421810

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, ressaltou o trabalho da Advocacia-Geral da União na recuperação de verbas desviadas das contas públicas, em razão de atos de improbidade, corrupção e fraude, por meio do Departamento de Patrimônio Público e Probidade Administrativa criado pela AGU quando Toffoli esteve à frente do órgão, em 2007. A aula magna ocorreu na Escola da AGU, em Brasília, durante o Curso de Especialização em Advocacia Pública, nesta terça-feira (27).

Segundo Toffoli, a AGU, em esforço conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), se notabiliza no cenário de combate à corrupção por impulsionar a celebração de acordos de leniência, os quais viabilizam não somente o ressarcimento de valores bilionários aos cofres públicos, como também as investigações.

Outro destaque apresentado pelo presidente do STF foi a criação da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF), também durante sua gestão como advogado-geral da União. Em 2007 a AGU identificou 147 processos no STF e 400 processos no STJ envolvendo disputas entre a União, seus órgãos e autarquias federais.

Após o levantamento, foram realizadas 200 câmaras de conciliação para resolver esses litígios, o que gerou uma economia de mais de R$ 2 bilhões, pois foram evitados gastos com a tramitação de processos e otimizou-se o tempo dos advogados públicos. “Eram órgãos e entidades integrantes da mesma unidade da federação litigando entre si. Um desperdício de tempo e de dinheiro público”, lembrou.

Aula Magna

O tema da aula magna, ministrada pelo presidente do STF para o Curso de Especialização em Advocacia Pública, foi “Advocacia Pública no Brasil, passado, presente e futuro”, em que discorreu sobre a história da criação, desenvolvimento e evolução da Advocacia Pública no Brasil.

Para o diretor da Escola da AGU, Danilo Barbosa de Sant´Anna, o curso de pós-graduação pretende ser um instrumento de emancipação da advocacia pública. “Esse sonho que hoje começa a se concretizar graças ao apoio de todos os advogados-gerais da União que passaram pela Casa, incluindo o ministro Dias Toffoli, sempre um entusiasta da Escola da AGU e da advocacia pública”, disse Sant’Anna.

Ascom Presidência

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Distrito Federal, Economia, Educação, Justiça, Região Centro-Oeste, STF - Supremo Tribunal Federal, STJ, Supremo Tribunal de Justiça - STJ, Supremo Tribunal Federal
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus