O livro Tecendo fios da crítica feminista ao direito no Brasil, organizado pelo Consórcio Lei Maria da Penha pelo Enfrentamento a Todas as Formas de Violência de Gênero contra as Mulheres, será lançado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em evento marcado para 9 de setembro, às 17h. A obra foi editada a partir de workshop de mesmo nome, realizado na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) em maio de 2017.
O lançamento contará com a presença do presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha; de representantes do Consórcio Lei Maria da Penha; da ONU Mulheres – que também apoia a iniciativa –, e da ESMPU. O evento faz parte do calendário do programa Equilibra, lançado em março deste ano pelo STJ com o objetivo de implementar políticas destinadas à participação feminina no tribunal.
A tiragem é de mil exemplares, a serem distribuídos gratuitamente entre funcionários das organizações de mulheres, estudantes de direito, bibliotecas de universidades e coordenadorias dos núcleos de direitos das mulheres dos Tribunais de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, além de magistrados e servidores presentes ao lançamento. Cerca de 50 exemplares serão entregues às bibliotecas conveniadas com a Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, do STJ.
Da tiragem total, 300 exemplares serão disponibilizados durante o lançamento no tribunal. A obra poderá ser acessada em meio eletrônico, pela Biblioteca Digital Jurídica (BDJur).