Durante a atividade, organizada pelo Subcomitê de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores, foram ofertados testes rápidos para a detecção da doença, numa parceria com a Fundação Alfredo da Matta.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), através do Subcomitê de Atenção Integral à Saúde; da Divisão de Serviço Social e da Divisão de Serviços Médicos, realizou nesta quinta-feira (12) uma ação voltada para a prevenção e a detecção precoce de hepatite B e C. Promovida em parceria com a Fundação Alfredo da Matta, a ação aconteceu no Fórum Henoch Reis, onde a Divisão de Serviços Médicos atendeu aproximadamente 80 pessoas para a realização do teste rápido para diagnóstico da doença.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Na maioria dos casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas. São classificadas por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da hepatite C, seguido da hepatite B (21,8%) e A (1,7%). O país registrou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017.
A servidora Keytiane Mendes de Souza fez o exame e falou da importância dos cuidados com a saúde e da busca da qualidade de vida. “É importante fazer exames médicos; tem que ser parte da rotina para se prevenir, se proteger de qualquer doença; faz parte da busca pela qualidade de vida. Isso vale para as pessoas que praticam esportes e para as sedentárias, é sempre bom buscar saber o que está acontecendo com o seu organismo”, afirmou Keytiane.
O psicólogo Róger Assis, um dos integrantes da equipe da Fundação Alfredo da Matta, que atuou no atendimento desta quinta-feira, ressaltou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da hepatite. “O Tribunal solicitou e viemos colaborar com esta ação, ofertando a testagem. É um teste seguro e rápido, cujo resultado sai no mesmo dia. A hepatite é uma doença silenciosa, logo, é importante a realização do exame”, explicou Róger Assis.
A atividade organizada pelo subcomitê segue as diretrizes da Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de número 207, que orienta, em seu art. 1.°, parágrafo II, que a Política de Atenção Integral à Saúde dos Magistrados e Servidores segue o “objetivo de coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde (…) promoção e prevenção de magistrados e servidores, fomentando a construção de um ambiente seguro e saudável (…)”.
Yanna Andrade
Fotos: Chico Batata
Revisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.