Em noite de casa cheia, a Amazonas Filarmônica abriu a programação da “Série Guaraná” nesta quinta-feira (12/09), no Teatro Amazonas. Sob a regência do maestro Luiz Fernando Malheiro, a orquestra executou “Serenata n. 13 em sol maior – Uma pequena serenata noturna”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e “Sinfonia Doméstica”, de Richard Strauss. Essa última deu nome ao concerto de estreia da 16ª edição da série, que é protagonizada pelos Corpos Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e tem patrocínio do Guaraná Antarctica.
O concerto começou com a “Pequena serenata noturna“ de Mozart, obra para cordas, em quatro movimentos: Allegro, Romanze: Andante, Menuetto: Alegretto, e Rondo: Allegro.
Após o intervalo, a Amazonas Filarmônica executou a “Sinfonia Doméstica, op. 53”, de Strauss, nos movimentos de introdução e desenvolvimento dos temas Scherzo, Canção de Ninar, Adagio e Finale, com orquestra completa, incluindo os instrumentos de sopro.
O maestro Luiz Fernando Malheiro destacou a escolha do repertório e a complexidade do concerto. “A obra principal escolhida para o programa foi a ‘Sinfonia Doméstica’, de Strauss, compositor alemão, do início do século XX. Uma obra importante, bem difícil de realizar porque precisa de uma orquestra grande”, disse. “Para completar o programa, optei pela ‘Serenata’ do Mozart, uma obra bastante conhecida, que as pessoas reconhecem, e que só usa as cordas. Algo leve, gostoso de ouvir”.
Público – O público aprovou. A costureira Nerceonita dos Santos foi com a família assistir, pela primeira vez, a um concerto no Teatro, e disse que ficou encantada. “Achei fantástico! Eu só ouvia música clássica, mas ver tudo isso de perto foi emocionante”.
Marido de Nerceonita, Vanderli Ferreira coleciona CDs de música clássica e também se emocionou com o concerto. “Fiquei muito empolgado, porque eu ouço muita música clássica e eles (a orquestra) tocam todos os detalhes da música, igual como a gente ouve no som lá de casa. Fiquei maravilhado com isso, estou encantado porque a música acalma a mente, traz paz pra gente”, comentou.
Anne Moraes, 24, turista de Porto Velho (RO), elogiou o concerto e o Teatro. “Cheguei hoje a Manaus. É minha primeira vez no Amazonas e já tive a sorte de assistir a esse lindo espetáculo nesse teatro que é maravilhoso, muito bem cuidado e que fica nessa área linda do centro da cidade”, observou.
Campanha – “Sinfonia Doméstica” é um dos concertos que a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) incluiu na programação em prol da campanha “Doe um brinquedo e ganhe sorrisos”. No evento foram arrecadados 150 brinquedos que a campanha destinará às crianças de Manacapuru.
Próximos concertos – A temporada de concertos da Série Guaraná continua até o dia 13 de dezembro. Além do Teatro Amazonas, haverá apresentações no Centro Cultural Palácio Rio Negro, nas igrejas da Matriz e São Sebastião e no Hospital João Lúcio. Confira os próximos concertos!
Dia 19 de setembro, às 20h – Teatro Amazonas
“Shostakovich Santoro”
Dmitri Shostakovich
Concerto para violino n. 2 em dó sustenido menor, op. 129
Claudio Santoro
Concerto para piano n. 1
Alessandro Borgomanero, violino
Aleyson Scopel, piano
AMAZONAS FILARMÔNICA
MARCELO DE JESUS, regente
Dia 22, às 20h – Centro Cultural Palácio Rio Negro
Festival “Encontro na Selva”
Antonio Vivaldi
Concerto para dois violoncelos em sol menor, RV 531
Pyotr Ilyich Tchaikovsky
Souvenir de Florence, op. 70
Anna Samokish e Eliziel Lourenço dos Santos, violoncelos
ORQUESTRA DE CÂMARA DO AMAZONAS
MARCELO DE JESUS, regente
Dia 26, às 20h – Teatro Amazonas
Sergei Rachmaninov
Concerto para piano n. 3 em ré menor, op. 30
Ferruccio Busoni
Suíte Turandot, op. 41
Elina Sarkisian, piano
AMAZONAS FILARMÔNICA
OTÁVIO SIMÕES, regente