12:52 – 09/10/2019
FOTO: Divulgação/SEAP
Mais de 550 internos do sistema prisional realizaram o exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional/PPL). As provas foram aplicadas ontem (08) e hoje (09/10), sob a coordenação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).
Este ano, a SEAP, por meio da escola de Administração Penitenciária (Esap), inscreveu 137 internos do interior e 415 da capital, totalizando 552 participantes. Destes, 333 tentam a certificação para o ensino fundamental, e 219, para o ensino médio. “Este ano, registramos a maior número de inscritos. A educação também faz parte da ressocialização e contribui para reinserir o indivíduo à sociedade”, analisou o titular da SEAP, coronel Vinícius Almeida.
Os reeducandos se submeteram a quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. As provas objetivas tinham 30 questões de múltipla escolha cada. Os participantes que buscam a certificação para o ensino fundamental foram avaliados nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, matemática, história, geografia, ciências Naturais, Língua Estrangeira Moderna, artes, educação física e redação.
Para o ensino médio, os conhecimentos exigidos foram: matemática e suas Tecnologias, ciências Humanas e suas Tecnologias, ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e redação.
O Encceja é destinado a pessoas que não concluíram os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada. Para receber a certificação, os participantes precisam atingir, no mínimo, 100 pontos nas provas objetivas e 5 pontos na redação. O resultado do exame sai em dezembro.
Remição pelo estudo – Os reeducandos que se inscreveram no Encceja terão direito à remição da pena pelo estudo. A cada 12 horas de estudo, os internos diminuem um dia de sua pena, como previsto na Lei de execução Penal (LEP).
Encceja – O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional, vinculado ao Ministério da justiça e Segurança Pública.
Reportar Erro
[embedded content]
Notícias Relacionadas