O senador Humberto Costa (PT-PE) explicou nesta terça-feira (9), em Plenário, que o Partido dos Trabalhadores (PT) é contrário à proposta de reforma da Previdência (PEC 6/2019) apresentada pelo governo. Para ele, a proposta trará consequências terríveis para os trabalhadores e os mais pobres, provocando uma imensa e irreversível perda de direitos.
O parlamentar disse que o Partido dos Trabalhadores reconhece a necessidade de ajustes no sistema de aposentadorias e pensões e que, inclusive, fez mudanças quando estava no governo. Ele disse que os ajustes realizados se baseavam numa ideia de justiça e, assim, quem ganhava mais arcava com maior sacrifício, e quem ganhava menos, enfrentava um sacrifício menor.
Essa lógica, de acordo com Humberto Costa, foi descartada pelo governo de Bolsonaro. O parlamentar criticou também a exigência de 20 anos como tempo mínimo de contribuição.
— Essa reforma canhestra que o governo quer enfiar goela abaixo no Brasil, em prejuízo de todos os brasileiros, é uma proposta que não só não vai melhorar a nossa situação econômica, como aliás vai agravá-la — disse.