Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Projeto Pavulagem Científica na Lagoa atrai escolas do Japiim
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEMMAS

Projeto Pavulagem Científica na Lagoa atrai escolas do Japiim

25/11/2019
Compartilhar

Alunos e professores de escolas das redes municipal e estadual de ensino do Japiim, zona Sul, estarão participando, nos próximos dias 28 e 29/11, do projeto Pavulagem Científica na Lagoa, que acontecerá no parque Lagoa Senador Arthur Virgilio Filho, no período da manhã. A proposta do projeto, desenvolvido em parceria pela Prefeitura de Manaus e o Laboratório de Pláncton, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), é oferecer à população o acesso ao conhecimento científico acerca do lago, que é um dos atrativos do parque e vem sendo alvo de trabalho de pesquisa do instituto.
Além de ter contato com informações científicas, dadas pelos próprios pesquisadores, os participantes poderão tirar dúvidas sobre o processo de despoluição dos mananciais da cidade e como fazer para ajudar na preservação. Estarão presentes as escolas municipais José Wanderley Ramos Leite e Padre Puga e as estaduais Ondina de Paula, Luiz Vaz de Camões e Leandro Félix de Azevedo, todas situadas no entorno do parque. Para o pesquisador do Inpa, Edinaldo Nelson dos Santos Silva, coordenador do projeto, a participação do público estudantil é de fundamental importância.
“A participação dos estudantes das escolas próximas será muito importante, porque ampliará o alcance da mensagem que queremos divulgar. Além disso, a participação de jovens e crianças é fundamental para replicar dessa mensagem e eles devem entender todo esse processo de poluição dos corpos de água urbanos e a responsabilidade de cada um nesse processo”, afirmou o pesquisador.
O convite às escolas foi feito pelo gestor do parque, Diego Pacheco. Segundo ele, todos abraçaram a causa e irão levar os alunos em caminhada até o parque, para sensibilizar a comunidade. “A iniciativa foi muito bem-recebida e terá uma repercussão positiva junto aos moradores do bairro, que precisam entender e se envolver com a causa da limpeza e proteção da lagoa e nada melhor que conhecer a lagoa, sua coloração, a existência de vida aquática no local, a ausência de condições de balneabilidade, entre outras questões”, explica Diego. A participação das escolas será nos dois dias do projeto.
Serão montados sete estandes no entorno da lagoa para responder às seguintes perguntas: “Por que a lagoa do Japiim é verde?”, “O que é alga e por que cresce tanto?”, “Por que fede em alguns pontos?”, “Essa água faz mal?”, “Como alguns bichos conseguem sobreviver e o que mais pode crescer na lagoa” e “Tem solução?”. Todas as respostas serão dadas de forma lúdica por meio de demonstrações científicas. No estande de número sete, será realizada uma peça teatral para as crianças, sobre o processo de poluição dos rios, igarapés e lagos, com jogos e brincadeiras.
O projeto faz parte do trabalho de um grupo de pesquisadores e alunos do doutorado em Biologia de Água Doce, do Inpa, que vem analisando amostras de água da lagoa com a finalidade de permitir a produção, em escala experimental, de algas que possam ser utilizadas como alimentos para alevinos e, consequentemente, promover a melhoria da qualidade da água da lagoa.
Durante o “Pavulagem Científica”, o público poderá conferir o estudo. A intenção é mostrar que as algas existentes em larga escala na lagoa podem ser utilizadas para remover o excesso de nutrientes dos efluentes descartados no local. Desde 2017, o manancial conta com uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), inaugurada pelo prefeito Arthur Virgilio Neto, permitindo a redução da carga de dejetos lançados no local. A pesquisa do Inpa conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).
“Após essa primeira fase, se os resultados forem promissores, realizaremos cultivos de algas em larga escala para retirar o excesso de nutrientes. As algas produzidas alimentarão organismos que, por sua vez, servirão para alimentar larvas de peixes que são utilizados na piscicultura regional”, destaca o pesquisador Edinaldo Silva, explicando que o cultivo de algas contribuirá para a limpeza da água da lagoa por meio da biorremediação, usando um organismo vivo.
Foto – Divulgação / Semmas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Redação Informe Manaus 25/11/2019 25/11/2019
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

VIDEOAULA – Como ter sua horta doméstica em canteiro feito com pet

19/11/2020

VIDEOAULA – Como coletar corretamente o caramujo africano

19/11/2020

Horta doméstica em canteiros de material reaproveitável é tema de videoaula

19/11/2020

‘Minicurso On-Line’ ensina coleta segura e descarte correto do caramujo africano

19/11/2020

VIDEOAULA – Produção de mudas – Como produzir sua muda em casa de forma simples e rápida

19/11/2020

VIDEOAULA – Peça decorativa de cozinha feita com reaproveitamento de resíduos

19/11/2020
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus