Com o tema “O Procon-AM capricha na informação e garante os seus direitos”, o Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) iniciou, nesta quinta-feira (27/06), a agenda de ações de fiscalização, orientação e conscientização relativas aos direitos do consumidor em Parintins.
A primeira atividade foi de fortalecimento do acesso à informação do consumidor aos meios de comunicação do Procon-AM e da Delegacia do Consumidor, que, em algumas cidades, é lei. Foram entregues 300 kits informativos aos comerciantes e à Câmara dos Dirigentes Lojistas de Parintins (CDL), com placa, revista passatempo sobre os direitos do consumidor e ventarolas.
“Essa parceria vem para trazer a certeza de que o consumidor está amparado, que o empresário está regularizado, que o comércio local atenda essa legislação e o consumidor não se sinta lesado. Caso se sinta, tenha acesso à informação. O Procon está em Parintins para atender os consumidores que são turistas, visitantes e também os empresários”, reforça o gestor do órgão, Jalil Fraxe.
Para o membro-diretor da CDL Parintins, Claudinei Braga, essa iniciativa garante que consumidor e comerciante tenham uma relação clara quanto aos direitos de ambos.
“Nessa proteção ao comerciante, o Procom-AM se inseriu para que possamos juntos com o consumidor solucionar qualquer problema que prejudique a relação de consumo”, explica.
As atividades continuam até o próximo dia 30, inclusive com diligências e atendimento as denúncias com um canal exclusivo para o período do Festival Folclórico de Parintins, que é o telefone (92) 99271-5519.