Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Postos de combustível flutuantes são notificados em operação conjunta de proteção ao consumidor
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Postos de combustível flutuantes são notificados em operação conjunta de proteção ao consumidor

19/07/2019
Compartilhar

 

Uma operação conjunta em defesa ao consumidor, envolvendo o Ministério Público do Amazonas (MPAM), o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), a Agência Nacional de Petróleo (ANP), e a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec), foi deflagrada nesta sexta-feira (19/07), tendo como objetivo fiscalizar os postos de combustível flutuantes (pontões), localizados na orla do Tarumã, em Manaus.

Na força-tarefa, denominada Pontão Legal, cada órgão atuou na sua área de competência, sendo o Ipem-AM o responsável por fiscalizar na área metrológica dos Pontões (quantidade de combustível, e componentes de segurança das bombas medidoras). A ANP realizou testes de qualidade e procedência do líquido derivado do petróleo, e a Semdec verificou a situação dos preços do combustível. O MPAM, que coordenou a ação, atuou verificando o cumprimento da legislação em relação ao consumidor.

A fiscalização percorreu três postos flutuantes de combustível, tendo como foco verificar se as bombas medidoras atendem à legislação vigente, quanto à quantidade, qualidade e segurança. No caso, foi verificado se o consumidor está levando a quantidade efetiva de combustível que está pagando na bomba.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Márcio André Brito, os fiscais do Instituto verificaram 22 bicos de combustíveis, um dos quais teve reprovação por entregar o volume de combustível líquido abaixo do permitido pela portaria nº 559/2016 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Segundo a portaria, a margem de erro permitida é de menos 60 ml.

“Já evidenciamos, nessa operação, uma bomba reprovada, dando resultado de 20 litros no painel e, após a perícia, identificamos 120 ml a menos, em prejuízo ao consumidor. Essa bomba foi interditada, será lavrado um auto de infração, e a multa PODE chegar a R$ 750 mil”, explicou o diretor-presidente do Ipem-AM.

Nesse caso, a Semdec também lavrou um auto de infração, para que o responsável pelo pontão apresente justificativa para o aumento de preços. A ANP notificou um outro posto de combustível flutuante por erro cadastral: o estabelecimento se encontrava cadastrado como posto rodoviário, e terá 15 dias para se adequar às normas. O especialista em Petróleo da ANP, Heberton Soares, explicou que a Resolução 41/2013 proíbe que pontões abasteçam embarcações com o biodisel (BS10 e BS500), que normalmente é usado para abastecer carros em terra.

“Constatamos que o posto está comercializando o BS10, que tem biodiesel, e a preocupação é o ponto de fulgor (ponto de inflamação do combustível). A legislação veda esse tipo de comercialização”, informou o especialista.

Defesa do Consumidor – Esta operação especial foi coordenada pela 51ª e 81ª promotorias de justiça Especializadas na Proteção e Defesa do Consumidor (Prodecon), do MPAM.  Para o titular da 51ª Prodecon, o promotor de justiça, Dr. Otávio Gomes, o trabalho que está sendo realizado in loco e em conjunto entre órgãos é frutífero, não só no campo de derivados de petróleo, mas também em parcerias de fiscalizações, como em supermercados, em feiras e mercados da capital do Amazonas.

“Exercemos o papel de coordenadores e também damos o apoio a este tipo de ação, além de aguardar os autos infracionais que possam redundar em ações cíveis de reparação de dano ao consumidor. Há ainda a possibilidade de instauração de inquérito policial, a ser requisitada na delegacia do Consumidor, que é competente para esse tipo de ação no aspecto penal, podendo até resultar em prisão, além das multas administrativas que são aplicadas. A reparação cível também é possível no âmbito judicial”, explicou o promotor.

Dicas ao Consumidor – No que se refere à relação de quantidade e preço no comércio de combustíveis, o Ipem-AM orienta ao consumidor para que, na hora de abastecer, verifique se a bomba inicia a contagem do zero ou se apresenta o valor do abastecimento anterior no painel.

“A partir daí, verifique se a bomba possui o selo do INMETRO. Esse selo indica que o Ipem-AM, de forma preventiva, já realizou todos os ensaios, e a bomba não tem nenhum tipo de irregularidade”, garantiu o diretor-presidente do Ipem no Amazonas.

Denúncias – Caso o consumidor deseje fazer denúncias sobre quantidade, qualidade, preço e procedência dos postos de combustíveis da cidade de Manaus ou de postos de combustíveis flutuantes (pontões), deve ligar nos telefones do Ipem-AM – 0800 092 2020; ANP – 0800 970 0267; e Semdec – 0800 092 0111.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Abastecimento, Amazonas, Defesa do Consumidor, Denúncias, Estado do Amazonas, Fiscalização, Governo do Estado do Amazonas, Justiça, Legislação, Manaus, Prisão, Região Norte do Brasil, Tecnologia
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Ações do Governo do Amazonas na área de saneamento básico são destaque em evento do Crea-AM

14/08/2025
Governo do Amazonas

Ministério da Saúde entrega certificação a maternidades do Estado com Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta

14/08/2025
Governo do Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, Festival do Beiradão celebra patrimônio imaterial do estado

14/08/2025
Governo do Amazonas

“Vai ajudar com a entrega do nosso produto”, afirma produtora rural sobre triciclo entregue pelo Governo do Amazonas

14/08/2025
Governo do Amazonas

Agenda Fapeam tem 42 eventos científicos e tecnológicos apoiados no segundo semestre de 2025

14/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima defende estratégia integrada para avanços na segurança pública durante Fórum Brasileiro

14/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus