Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Polo da Defensoria no Médio Solimões levará acesso à Justiça a moradores de sete municípios
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Polo da Defensoria no Médio Solimões levará acesso à Justiça a moradores de sete municípios

11/07/2019
Compartilhar

Polo da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) será inaugurado na segunda-feira (15/07), em Tefé

 

A partir desta segunda-feira (15/07), Marly Rodrigues de Souza, 53, poderá consultar o andamento de seu processo e receber orientações olhando nos olhos do defensor público. Ela, que mora em Tefé e está movendo uma ação contra a concessionária de energia elétrica, será uma das 154,8 mil pessoas beneficiadas pelo Polo da Defensoria Pública no Médio Solimões, a ser inaugurado no município.

Para a filha de Marly, a designer e professora, Ayra Maciela Souza dos Anjos, 30, a inauguração do Polo da Defensoria em Tefé, nesta segunda-feira (15/07), será “uma luz”. “As pessoas que estão lá nessa região estão muito perdidas”, relata. “Não sabem nem a quem recorrer para pedir orientações quando precisam”.

Ayra mora em Manaus, mas sua família, mãe e irmão, residem em Tefé. Na semana passada, ela esteve no Grupo de Trabalho do Interior (GTI) da Defensoria, na capital, para ingressar com uma ação contra a concessionária de energia elétrica em nome da mãe dela, que vem sofrendo há dois anos com cobranças abusivas. Segundo Ayra, as cobranças são injustificáveis e se tornaram impagáveis, levando ao corte do serviço há duas semanas.

“Achei muito bom ter esse Polo da Defensoria em Tefé. Agora, minha mãe e meu irmão vão poder consultar o processo e pedir alguma ajuda direto para o defensor, caso seja necessário”, ressalta Ayra.

Com sede em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), o Polo do Médio Solimões atenderá também os moradores de Jutaí, Maraã, Juruá, Uarini, Alvarães e Fonte Boa, alcançando uma população de 154.873 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com mais este polo de atendimento, o quarto inaugurado pela Defensoria, a instituição chega a 63,8% do total da população do estado.

A inauguração ocorrerá às 10h, na sede do polo, na rua Monteiro de Souza, 629, Centro de Tefé, com a presença de diversas autoridades do município e do Estado.

O Polo do Médio Solimões estará sob a coordenação da defensora pública Márcia Milani e contará também com os defensores Juliana Maia Antoniassi, Murilo Menezes, Danilo Garcia, Gabriela Gonçalves e Saelli Miranda Lages, que estão entre os sete defensores que tomaram posse no dia 7 de junho, em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O defensor geral, Rafael Barbosa, afirma que a inauguração dos polos do interior, como o de Tefé, é a concretização do sonho de fazer da Defensoria uma instituição efetivamente presente nos municípios do estado.

A inauguração de mais um polo faz parte do processo de interiorização da Defensoria Pública, que desde 2017 vem investindo na presença permanente e de forma estruturada nos municípios do interior, com a implantação de polos de atendimento. Com a interiorização da DPE-AM, a população do interior do Amazonas já conta com três polos, que atendem às regiões do Baixo Amazonas, do Médio Amazonas e do Madeira.

Até 2020, serão sete novos polos da Defensoria no interior, além dos três já em operação e do quarto, a ser inaugurado em Tefé. Também está prevista para o segundo semestre a inauguração do Polo do Alto Solimões, em Tabatinga. Com mais este polo, os serviços da Defensoria Pública estarão ao alcance de 76% da população do estado, um total de 975.625 habitantes.

Homenagem – Como vem ocorrendo em todos os polos da Defensoria no interior, a instituição homenageará um cidadão da região com histórico de atuação marcantemente positiva, batizando o Polo do Médio Solimões com seu nome. O homenageado desta vez será o professor, tabelião e agente de endemias já falecido José Martins Ferreira.

Estudioso e autodidata em diversas áreas de atuação, além das carreiras que exerceu ao logo da vida, José Martins também participava da Maçonaria, tendo recebido o grau de Mestre Maçon em 1982. Martins Ferreira foi ainda o primeiro presidente da Cooperativa Agrícola Mista de Tefé (Coamite), também presidente do Humaitá Atlético Clube e um dos fundadores do Lyons Clube. Foi, ainda, o criador da Bandeira, símbolo oficial do Município.

Após sua aposentadoria, em 1990, continuou colaborando com seu trabalho no Sindicato dos Trabalhadores da Justiça (SINTJAM), em Manaus, e orientando quem o procurava para tirar dúvidas sobre as áreas em que atuou profissionalmente.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Alvarães, Amazonas, Educação, Energia, Estado do Amazonas, Fonte Boa, Governo do Estado do Amazonas, Humaitá, Juruá, Justiça, Jutaí, Manaus, Maraã, Região Norte do Brasil, Serviços, Tabatinga, Tefé, Uarini
Redação Informe Manaus 11/07/2019 11/07/2019
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas instala o Colegiado da Microrregião de Saneamento Básico, em agosto

12/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza mutirão de consultas dermatológicas na Fundação Alfredo da Matta

12/07/2025
Governo do Amazonas

Sepet castra mais de 800 animais em ação de atendimento veterinário em Iranduba

12/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (12/07)

12/07/2025
Governo do Amazonas

Pessoas com deficiência participam da “Festa Julina Inclusiva” dos Centros Estaduais de Convivência da Família

12/07/2025
Governo do Amazonas

Dia do Engenheiro Florestal: ADS destaca a atuação dos profissionais em programas do órgão

12/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus