Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading:
Paz mundial é discutida em encontro ‘Diálogos sobre a Amazônia’
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
UFAM

Paz mundial é discutida em encontro ‘Diálogos sobre a Amazônia’

07/10/2019
Dilogos 1
Compartilhar

Últimas notíciasPor Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam
O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) reuniu, na última sexta-feira, 4, no Hall do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/Ufam), localizado no setor Norte, especialistas, intelectuais e interessados no debate sobre a paz mundial, foco do encontro intitulado ‘Diálogos sobre a Amazônia: desenvolvimento, meio ambiente e soberania brasileira’. Na ocasião foi instalado o núcleo estadual do Amazonas do Cebrapaz  que contou com a participação do presidente nacional da entidade, Antônio Barreto.O Centro tem como objetivo debater o equilíbrio social com vistas à paz mundial, bem como levar a público denúncias de crimes de guerra, massacres de populações e torturas. Também é um espaço para prestar solidariedade aos povos que lutam por seus direitos sociais e políticos em meio a regimes que vão de encontro aos preceitos humanitários.
No evento, o diretor do Centro de Ciências do Ambiente (CCA/Ufam), professor Eron Bezerra, esteve acompanhado pelo diretor do Museu da Amazônia (Musa) e presidente de honra da Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência (SBPC), professor Ennio Candotti; a representante da Universidade Nilton Lins, professora Alíria Noronha que formavam o quadro de debatedores que abordaram sobre a Paz Mundial.   
Em análise, o professor Eron Bezerra afirmou que nesse momento que a lógica do governo federal tem na sua essência a agressividade, a defesa da paz é fator fundamental que para o docente entende como  ato revolucionário. “No momento em que o governo é agressivo, levantar a bandeira da paz é a maneira mais inteligente de isolar esse tipo de gente. Por isso, parabenizo pela oportunidade de lançamento do Cebrapaz, porque corresponde a uma estratégia de isolamento do inimigo para que depois se possa derrotá-lo”, disse o professor.  
Para Eron Bezerra, a Amazônia foi a primeira grande derrocada do governo atual, em razão pelo qual se utilizava tática impressionista para que o mundo ficasse assistindo passivamente o desmatamento da região, no entanto, a Amazônia tem caráter estratégico. Ele exemplifica um fenômeno natural de vazão do Rio Amazonas que delimitado pelo docente disse que no espaço de 19 dias sucessivos decorre o fornecimento de 7 litros de água por dia a 7,5 bilhões de habitantes do planeta terra.  Além disso, o professor cita como forma ilustrativa da riqueza amazônica, as cadeias de bactérias e fungos que, segundo ele, valem ouro.  
Para ele, o interesse é tanto sobre a Amazônia que durante o período do Ciclo da Borracha, em que a elite econômica lucrou tanto com a matéria prima que obrigava o homem amazônico a desviar atividades de culturas agrícolas como a banana, macaxeira e outras, para segundo plano. O docente disse que assim como ocorria à exploração do trabalho nesse período, outras formas de ocupação ocorriam com o desmatamento  da floresta através da agropecuária que atraídos  pelas terras inexploradas se deslocavam do sul do país, comprometendo o clima do planeta. Eron Bezerra descarta a máxima de que a Amazônia é o pulmão do mundo, e vai além, acreditando que a região é o grande termômetro do mundo, a qual mantém o equilíbrio da temperatura do planeta.             
Ennio Candotti aborda fato ocorrido no período da ditadura militar no Brasil que registrou na sua história a opressão da sociedade civil brasileira. A explosão de uma bomba acionada por um capitão do Exército no Centro de Convenções Riocentro, em 30 de abril de 1981, é para o diretor do Musa, o início da derrocada do regime autoritário. Comparável a esse fato, Candotti disse que hoje estamos vivendo algo parecido e cita o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro (RJ), Marielle Franco como o fato que também dá início ao embate político. Para ele, de lá para cá, a sociedade brasileira ganhou “meia paz”, obtendo grandes avanços democráticos sólidos e exemplificou a Constituição de 1988, como representação da resistência ao autoritarismo que permitiu o avanço social. Para ele, a promulgação da legislação brasileira até hoje nunca foi “digerida” pela classe dominante brasileira.
Seguindo sua explanação, Candotti atribui o incêndio na Floresta Amazônica como o terceiro fato de agressão a sociedade brasileira. “Não podemos deixar que esse incêndio passe batido como fenômeno casual”, completou o pesquisador que faz analogia ao primeiro fato abordado: “o incêndio na floresta é outra bomba que explodiu no colo dos mandantes em que teve repercussão internacional e de segmentos em defesa da floresta”. Para ele, a Amazônia é um depósito de informações biológicas e genéticas para toda a humanidade onde se concentra grandes reservas minerais que evoluíram há mais de 6 bilhões de anos.
Alíria Noronha questionou: como é que nós cultivamos a paz nesse momento em que sofremos tantas ameaças aos direitos humanos e ao meio ambiente? Segundo ela, é difícil para a sociedade lidar com isso, onde vivemos momentos de perdas como os direitos humanos, políticas públicas, propriedades individuais e outras. Ela entende que promover a paz no Brasil exige rebeldia, pois, de acordo com a docente, “a gente não pode ter uma atitude de subserviência e submissão, mas acredita na promoção da paz que requer rebeldia, pois, é uma reação bastante ativa contra todos os ataques a sociedade brasileira.”
O presidente nacional da Cebrapaz, Antonio Barreto, disse que é muito simbólico discutir a questão Amazônia na Universidade e dentro da floresta. “Nesse momento que, justamente quando a Amazônia vem sofrendo ataques que colocados em relação a situações em que vivemos em nosso país, de regressão da pauta cultural e civilizacional, se faz necessário compreender a paz. A pauta que discute o desenvolvimento da Amazônia e do meio ambiente está vinculada a luta internacional ao anti-imperialista e a dominação”, finalizou o presidente.  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Assassinato, Direitos Humanos, Educação, Estado do Amazonas, Estado do Rio de Janeiro, Legislação, Meio Ambiente, Polícia, Região Sudeste, Universidade, Universidade Federal, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

UFAM portal
DestaqueGeralMancheteNoticias CapaUEAUFAM

Corte nas verbas da Educação

07/12/2022
Colecao de peixes do laboratorio de Ictiologia da Ufam Foto acervo pesquisadora Kedma Cristine Yamamoto 1024x768 1
MancheteUFAM

Governo do Amazonas investe em novo modelo de gestão e informatização da coleção de peixe da Ufam

18/06/2022
Academicos da Ufam visitam nucleo do Respirar na Vila foto Rudson Renan Faar 1 1024x683 1
DestaqueUFAM

Acadêmicos da Ufam visitam núcleo do RespirAr na Vila Olímpica

08/06/2022
WhatsApp Image 2022 05 23 at 10.52.11 1024x768 1
DestaqueUFAM

Semana da Cultura do Café se encerra com dia de campo na Fazenda Experimental da Ufam

23/05/2022
Aula Prof. Jackeline FOTO Divulgacao Fuam 1 300x207 1
SaúdeDestaqueUFAM

Fuam exibe aula on-line sobre assistência de enfermagem em hanseníase para estudantes da Ufam

02/06/2021
Fapeam Estudo Laboratorio Peixes Regionais1
FapeamDestaqueUFAM

Projeto para modernização de coleção de peixes regionais tem apoio da Fapeam

20/05/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus