Em clima de confraternização e emoção, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT11) homenageou, nesta segunda-feira (30/09), os magistrados, ativos e inativos, com mais de 25 anos dedicados à Justiça do Trabalho da 11ª Região. A sessão extraordinária foi proposta pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 11ª Região (Amatra11) e aprovada pelos membros do Tribunal Pleno, nos termos da Resolução nº 222/2019.
A solenidade teve por objetivo enaltecer a dedicação à magistratura trabalhista e reconhecer os relevantes serviços prestados para a edificação da Justiça do Trabalho no Amazonas e em Roraima. A sessão solene foi conduzida pelo presidente do TRT11, desembargador Lairto José Veloso, que em discurso ressaltou a importante e justa homenagem “Esta é uma cerimônia que celebra a vitória do reconhecimento a todos aqueles que, ao longo de tantos anos, se dedicaram e ainda se dedicam à Justiça do Trabalho no Amazonas e em Roraima, aqueles que nos antecederam desde a criação do nosso Tribunal e também os que ainda hoje estão entre nós em plena atividade judicante contemplando a todos com seus ensinamentos na área jurídica”, frisou.
A desembargadora Francisca Rita Alencar Albuquerque também realizou um pronunciamento em nome do Tribunal, ressaltando a trajetória e o agir ético dos homenageados. “Vossas Excelências sempre lembraram que por trás de uma petição há um cidadão confiante na justiça e o juiz é a justiça encarnada. O agir com humildade a partir de uma atividade criteriosa na interpretação e aplicação da lei, com a disciplina judiciária que nosso sistema exige, foi o imperativo ético de cada um dos senhores e senhoras e continua sendo para os que aqui permanecem em exercício na judicatura”, disse.
Em seguida, a palavra foi concedida ao desembargador aposentado Antônio Carlos Marinho Bezerra que fez um pronunciamento em nome dos homenageados e frisou a importância da defesa da Justiça do Trabalho. “Não há duvida que esta homenagem insere-se entre aqueles gestos que visam construir e preservar a memória da instituição, que seguramente ainda é jovem e que por isso mesmo carece de especial atenção das gerações contemporâneas e futuras em vigília permanente”, ressaltou.
O presidente da Amatra11, juiz do trabalho Sandro Nahmias, também discursou durante a solenidade e salientou ser justa a homenagem realizada pelo TRT11 e proposta pela Amatra11. “Hoje, magistrados com significativa atividade na carreira colhem o que semearam. Não existe colheita sem semeadura, esta seguirá sempre a natureza, a qualidade e a quantidade de sementes. Não são poucos os anos de semeadura, 25, 26 ou até mais de 40 anos dedicados a uma carreira, a um cumprimento de um chamado, a um cumprimento de um propósito”, disse.
Ao todo, 24 magistrados receberam um certificado de reconhecimento pela exitosa trajetória. O presidente do TRT11 fez a entrega dos certificados aos desembargadores: Benedicto Cruz Lyra, representado pelo desembargador José Dantas de Góes; Antônio Carlos Marinho Bezerra, Lucy Stone Bivar Rodrigues (in memoriam), representada por sua filha Lilian Bivar Rodrigues Azevedo; Vera Lúcia Câmara de Sá Peixoto, representada por seu filho Arkbal de Sá Peixoto; Maria das Graças Alecrim Marinho e Francisca Rita Alencar Albuquerque.
O desembargador José Dantas de Góes fez a entrega dos certificados aos desembargadores: David Alves de Mello Júnior, Eleonora de Souza Saunier, Lairto José Veloso, Ormy da Conceição Dias Bentes, Jorge Alvaro Marques Guedes, Ruth Barbosa Sampaio e Maria de Fátima Neves Lopes.
A desembargadora Ruth Barbosa Sampaio fez a entrega dos certificados aos desembargadores José Dantas de Góes e Joicilene Jerônimo Portela, e aos juízes do trabalho Yone Silva Gurgel Cardoso, Nélia Maria Ladeira Luniére, Maria de Lourdes Guedes Montenegro e Djalma Monteiro de Almeida.
A desembargadora Solange Maria Santiago Morais fez a entrega dos certificados aos juízes do trabalho Adilson Maciel Dantas, Eulaide Maria Vilela Lins, Pedro Barreto Falcão Netto, Mauro Ponce de Leão Braga, Sandro Nahmias Melo e Alberto de Carvalho Asensi.
O Tribunal providenciará a entrega dos certificados aos homenageados que não puderam comparecer e justificaram ausência, são eles: Eduardo Barbosa Penna Ribeiro, Luíza Maria de Pompei Falabela Veiga, Márcia Nunes da Silva Bessa, Audari Matos Lopes, Rildo Cordeiro Rodrigues, Carlos Delan de Souza Pinheiro, Eduardo Melo de Mesquita, Mônica Silvestre Rodrigues, Adelson Silva dos Santos, Gerfran Carneiro Moreira, Edna Maria Fernandes Barbosa e Eliana Souza de Farias Serra.
Placas de homenagemO presidente da Amatra11 realizou, ainda, uma homenagem com a entrega de quatro placas de agradecimento aos desembargadores com mais tempo de serviço no Regional. O juiz do trabalho Sandro Nahmias fez a entrega da placa ao desembargador Lairto José Veloso pelos 30 anos de magistratura trabalhista. O juiz do trabalho Adilson Maciel Dantas fez a entrega da placa de homenagem à desembargadora decana Solange Maria Santiago Morais.
A desembargadora Maria das Graças Alecrim Marinho fez a entrega da placa à desembargadora Francisca Rita Alencar Albuquerque pelos 38 anos dedicados à magistratura trabalhista. E a juíza do trabalho Eulaide Maria Vilela Lins fez a entrega da placa ao desembargador David Alves de Mello Junior pelos 36 anos de atuação na Justiça do Trabalho.
A solenidade foi prestigiada por magistrados e servidores, seguida por um almoço oferecido pela Amatra 11 na sala de eventos, localizada no 8º andar do prédio-sede. Participou também do evento o subtenente Ernesto Santos da Silva, que cantou o hino nacional, acompanhado no violão pelo servidor aposentado Gevano Antonaccio.
Confira AQUI galeria de imagens.
ASCOM/TRT11Texto: Andreia NunesFotos: Diego XavierEsta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.Permitida a reprodução mediante citação da [email protected]. (92) 3621-7238/7239