Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quarta-feira (14), o deputado estadual João Luiz (PRB) cobrou da empresa Amazonas Energia a instalação de usinas a gás natural nos municípios de Iranduba e Manacapuru, a exemplo do que já ocorre em seis cidades do Estado.
De acordo com o parlamentar, a inclusão dos dois municípios no plano de usinas a gás da concessionária irá evitar episódios como o ocorrido há um mês, quando um apagão deixou mais de 200 mil pessoas sem energia elétrica em Iranduba e Manacapuru.
“Depois da última audiência pública realizada na Aleam, a Amazonas Energia começou a se movimentar, com a implantação de circuitos elétricos por meio da ponte Rio Negro. Esse é um primeiro passo. Mas a empresa tem de apresentar um plano B, para uma eventual falha. Por isso, vamos cobrar da concessionária que os municípios sejam incluídos no plano de usinas a gás natural”, afirmou João Luiz.
Segundo João Luiz, a Força-tarefa do Consumidor, composta pela Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam (CDC-Aleam), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Ministério Público do Estado (MP-AM) e Procon-AM, irá se reunir e formalizar o pedido de inclusão dos municípios de Iranduba e Manacapuru no plano de usinas a gás. “Além de garantir a continuidade dos serviços de energia elétrica, a nova matriz energética vai reduzir em mais de 70% a poluição provocada pela queima de combustíveis líquidos, preservando o meio ambiente”, ressaltou o deputado João Luiz.
Gás natural
Segundo dados da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), atualmente, 13 usinas termoelétricas em seis municípios do Estado utilizam o gás natural canalizado. As cidades de Coari, Anori, Anamã, Codajás e Caapiranga utilizam gás natural para geração de energia. Em Manaus, até 65% da energia é gerada através do mesmo consumo.
Gabinete do Deputado João Luiz (PRB)
Texto: Assessoria do Deputado
Jeane Glay – (92) 991143368 / 31834409
Foto: Mauro Smith