Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: I fesPIM discute potencial da Amazônia como hub da bioeconomia mundial
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SUFRAMA

I fesPIM discute potencial da Amazônia como hub da bioeconomia mundial

02/12/2019
Compartilhar

Colóquio realizado durante o evento abordou as oportunidades e os gargalos para o desenvolvimento da bioeconomia na Amazônia, bem como sobre o papel estratégico a ser desempenhado pelo Centro de Biotecnologia da Amazônia visando à consolidação desse segmento.

por Diego Queiroz publicado: 02/12/2019 14h57 última modificação: 02/12/2019 17h12

A discussão sobre as oportunidades e os gargalos para o desenvolvimento da bioeconomia na Amazônia, bem como sobre o papel estratégico a ser desempenhado pelo Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) visando à consolidação desse segmento, foi realizada na sexta-feira (29) durante o colóquio de tema “A Amazônia será o hub da bioeconomia mundial neste século?”. O evento encerrou a programação de seminários da primeira edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (I fesPIM), ocorrida entre os dias 27 e 29 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus.

Mediado pelo presidente do Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam), Alexandre Rivas, o colóquio teve como debatedores o coordenador-geral de Planejamento e Programação Orçamentária da Suframa e membro titular da Autarquia no Grupo de Gestão do CBA, Fábio Calderaro; do profissional da GOPA Consultants e Mestre em Políticas Públicas e Boa Governança pela Universidade de Osnabruch, da Alemanha, Alisson Zumpano; do ex-presidente da Sociedade Norte-americana de Economia Ecológica e membro da Washington and Lee University, James R. Kahn; da doutora em Biotecnologia e professora da Ufam, Rosana Zau Mafra; e do engenheiro químico Luiz Roberto Barbosa Morais, atuante na empresa Amazon Oil – indústria oleoquímica com sede em Ananindeua (PA).

Inicialmente, o mediador Alexandre Rivas comentou sobre a importância e a evidência que os termos “bioeconomia” e “indústria 4.0” assumiram na sociedade contemporânea, o que tem ocasionado uma nova revolução com formato e resultados ainda a serem melhor apurados. “Nesse sentido a I fesPIM tentou trazer para o debate essa questão, porque temos aqui o Polo Industrial de Manaus e todo um esforço que está sendo feito para que o PIM se adeque a essa nova realidade e nós possamos então ingressar nessa nova era da melhor maneira possível”, disse Rivas.

Durante as discussões do colóquio, os especialistas foram convidados a defender ideias sobre perspectivas e pontos de vista complementares sobre o tema, mas todos convergiram no sentido, principalmente, de afirmar que são vastas as oportunidades de aproveitamento econômico de produtos oriundos da biodiversidade amazônica em harmonia com a preservação dos recursos naturais e, ainda, que se faz cada vez mais necessário o aprofundamento de parcerias entre os diversos entes atuantes no segmento.

O representante da Suframa e do CBA no evento, Fábio Calderaro, comentou, adicionalmente, sobre a importância de realizar ações de prospecção e inteligência de mercado e de aproveitar o Polo Industrial de Manaus – grande diferencial comparativo da região em relação a outros países panamazônicos – como agente indutor de demanda para produtos da bioeconomia na região. “Hoje a bioeconomia caiu no glossário popular, virou a bola da vez. O nosso grande desafio no momento é que precisamos criar demanda, criar mercado, e o nosso parque industrial pode ajudar nisso. Sem dúvidas, o PIM pode ajudar bastante criando essa demanda e impulsionando a bioeconomia nessa fase inicial”, afirmou Calderaro.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Economia, Economia no Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Governança, Manaus, PIM, Polo Industrial de Manaus, Região Norte do Brasil, SUFRAMA, Superintendência da Zona Franca de Manaus, Universidades, ZFM, Zona Franca de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

PRESIDENTE DA JUCEA MARIA DE JESUS LINS e SUPERINTENDENTE DA SUFRAMA ALGACIR POLSIN 3
SUFRAMAJuceaManchete

Jucea e Suframa assinam acordo de cooperação técnica para consulta de informações

11/11/2021
bcaf3869 9a2d 46cf a8c7 5d4a0517d929
EconomiaSUFRAMA

Suframa faz consulta pública para reformular Resolução de Projetos Industriais

30/12/2020
06c6df3d c980 4c97 938e 972f03fa7f1d
SUFRAMA

Polo Industrial de Manaus fatura R$ 95,49 bi de janeiro a outubro de 2020

29/12/2020
c7b76a63 69bb 46c5 9317 e45fdbff8e4a
SUFRAMA

ZFM e Zona Franca do Paraguai assinam acordo para ampliar ações conjuntas

23/12/2020
88f9a3ec 341d 40f0 b763 867bd7742e53
SUFRAMA

Fazenda experimental da Ufam no DAS fomenta ensino e capacitação rural

22/12/2020
9a00ddad 9586 4798 b782 c7f0250bbb41
SUFRAMA

Projeto une empresa da ZFM e Ufam para ampliar capacitação profissional

21/12/2020
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus