Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: HUGV realiza o I Simpósio de Sexualidade da Mulher com Câncer
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
UFAM

HUGV realiza o I Simpósio de Sexualidade da Mulher com Câncer

01/10/2019
hugv simposio
Compartilhar

Últimas notíciasO Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ufam), filiado à rede hospitalar Ebserh, promoveu na sexta-feira, 20, o I Simpósio de Sexualidade da Mulher com Câncer, coordenado pelo Serviço de Ginecologia, Unidade de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente do Hospital.
O Simpósio é fruto das discussões e experiências do Ambulatório Multidisciplinar de Sexualidade (AMS/HUGV), implantado em abril deste ano, que tem como meta a divulgação do serviço ambulatorial entre os profissionais de saúde da Instituição, assim como conseguir um fluxo de encaminhamento de pacientes. O AMS, tutorado e supervisionado pela enfermeira Carmem de Paula, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o segundo do Brasil a tratar exclusivamente do assunto.
De acordo com a chefe da Unidade de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente do HUGV, psicóloga Michele Saray Bonfim, os dados do Inca de 2018 mostram que no Amazonas existe a perspectiva de 420 novos casos de câncer de mama e 840 de câncer de colo uterino por ano, e tanto o diagnóstico do câncer como seu tratamento podem trazer grandes transtornos para a função sexual das mulheres.  “Para promover justamente essa reabilitação e a melhoria da qualidade de vida das mulheres sobreviventes do câncer, implantamos o Ambulatório, supervisionado pela enfermeira Carmen Lúcia de Paula, fundadora do primeiro ambulatório de sexualidade para mulheres com câncer ginecológico do Inca”, afirmou Michelle.
A ginecologista Cíntia Cardoso Pinheiro, uma das organizadoras do evento, ressaltou ter se surpreendido com a demanda por vagas da comunidade acadêmica e assistencial. “Superou todas as expectativas. Quando planejamos o simpósio, achamos que faríamos uma programação para poucas pessoas, mas a procura foi tão grande que tivemos que solicitar vagas extras. As pessoas realmente estão participando, perguntando, trocando ideias, elogiando os temas, e isso é bastante satisfatório”. A médica ainda ressalta a importância do fomento de discussões sobre o tema para os serviços de oncologia no País. “Precisamos levar cada vez mais essa discussão para a academia e para os serviços de oncologia, como o que temos no HUGV, para que o profissional de saúde seja habilitado a abordar e fazer o tratamento adequado dessas pacientes”, afirmou Cíntia.
A enfermeira Carmem de Paula, palestrante inicial do evento, fundadora do primeiro ambulatório de sexualidade para mulheres com câncer ginecológico do Inca e supervisora da implantação do AMS do HUGV, se declarou satisfeita com o evento e, especialmente com o ambulatório. “É um ganho relevante para a equipe multidisciplinar que aqui atua no contexto de cuidado da mulher com câncer ginecológico, porque abordar a sexualidade não é uma tarefa simples do profissional e muito menos para as pacientes.  Então, a instituição ter profissionais comprometidos e preocupados em garantir a continuidade do cuidado a essa mulher, dando esse direcionamento, é inovador dentro da proposta de cuidado da saúde pública nas instituições do SUS. É um ganho e um diferencial que precisa e deve ser mantido, disseminando para as outras regiões do Brasil”, afirmou a palestrante.
“É preciso trabalhar a qualidade de vida e abordar a sexualidade dentro de um contexto multidisciplinar, onde os profissionais, cada um dentro de sua função, possam contribuir para diminuir o impacto do diagnóstico e monitorar de uma forma eficaz os efeitos adversos causados pelas bases de tratamento radicais, como cirurgias, quimio e radioterapia na região pélvica”, concluiu.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como os hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem os sistemas do SUS, e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país. 
 
 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Câncer, Câncer de mama, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Saúde, Saúde Pública, Serviços, Universidade, Universidade Federal, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

UFAM portal
DestaqueGeralMancheteNoticias CapaUEAUFAM

Corte nas verbas da Educação

07/12/2022
Colecao de peixes do laboratorio de Ictiologia da Ufam Foto acervo pesquisadora Kedma Cristine Yamamoto 1024x768 1
MancheteUFAM

Governo do Amazonas investe em novo modelo de gestão e informatização da coleção de peixe da Ufam

18/06/2022
Academicos da Ufam visitam nucleo do Respirar na Vila foto Rudson Renan Faar 1 1024x683 1
DestaqueUFAM

Acadêmicos da Ufam visitam núcleo do RespirAr na Vila Olímpica

08/06/2022
WhatsApp Image 2022 05 23 at 10.52.11 1024x768 1
DestaqueUFAM

Semana da Cultura do Café se encerra com dia de campo na Fazenda Experimental da Ufam

23/05/2022
Aula Prof. Jackeline FOTO Divulgacao Fuam 1 300x207 1
SaúdeDestaqueUFAM

Fuam exibe aula on-line sobre assistência de enfermagem em hanseníase para estudantes da Ufam

02/06/2021
Fapeam Estudo Laboratorio Peixes Regionais1
FapeamDestaqueUFAM

Projeto para modernização de coleção de peixes regionais tem apoio da Fapeam

20/05/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus